Num veículo elétrico, a bateria de tração é por norma o componente mais caro. A construção de uma bateria para alimentar o motor elétrico de um veículo requer o maior número de células possível, com volume e peso reduzido, de forma a não comprometer a autonomia.
As baterias sofrem o maior desgaste durante a utilização num veículo elétrico. Uma bateria alimenta de forma instantânea o funcionamento do motor, no momento de arranque, em acelerações e ao manter a velocidade. Embora, por meio da travagem com o motor, possa recuperar parte da energia, o uso de uma bateria na locomoção de um veículo elétrico, pressupõe que esta seja carregada com frequência.
A melhor forma para manter a saúde da bateria do veículo elétrico, é não efetuar carregamentos rápidos diários, consecutivos, pois podem degradar a capacidade e o rendimento da bateria a curto prazo.
Sempre que possível, mantenha a carga da bateria entre os 80% e os 10%, ou seja, procure não carregar sempre até aos 100%, nem deixar que o nível de carga seja inferior a 10%. Este conselho provou ser benéfico, baseado em testemunhos de vários utilizadores de veículos elétricos.Com uma utilização cuidada, a bateria de um veículo elétrico, pode durar mais de 15 anos.