Um elemento de segurança importante vai ser obrigatório em todos os carros novos vendidos na Europa após 31 de março. O sistema de chamadas de emergência conhecido como eCall vai permitir a qualquer pessoa pedir auxílio após um acidente apenas com o toque de um botão. O sistema também é ativado diretamente se um airbag for acionado. Em Portugal, o eCall vai ser integrado com o número de emergência 112.

A criação do serviço de emergência eCall foi proposto pela pela primeira vez para legislação em 1999, aproveitando a criação do sistema Galileo de navegação por satélite. No entanto, passaram-se vários anos até que a União Europeia estivesse satisfeita com a proteção de dados do utilizador. É que o eCall vai transmitir dados de voz, telemetria e localização, cuja segurança não podia ser deixada ao caso, o que apenas foi garantido em 2013.

O eCall começou a ser testado na Eslovénia em dezembro de 2015 e na Suécia em outubro do ano passado. Embora ainda não fosse obrigatório, várias marcas já tinham integrado o sistema nos seus automóveis, incluindo a BMW com o Connected Drive e a Opel com o OnStar.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.