Cinco “regras de ouro” para um regresso das crianças à escola em segurança

06/09/2022

Porto, 02102010 no Porto, na passadeira do jardim das flores, menina atropelada por taxista em 2008 na foto: a mae Ana Paula Silva e a menina Tania Filipa (Rui Oliveira/Global Imagens)
Antes de começar a escola, é importante que pais e crianças estejam alerta para a segurança nas estradas junto aos estabelecimentos de ensino. A Liberty decidiu recordar cinco dicas de cruciais nesta área.

O mês de setembro marca o final do verão e o regresso às aulas em todo o país. “As estradas perto das escolas devem merecer uma atenção redobrada por parte das crianças, mas também dos condutores. Para evitar situações de maior risco”, recorda a Liberty, que, neste artigo, recorda cinco principais dicas para um regresso em segurança.

Deixar as crianças no portão da escola

“Se o carro é a melhor opção para levar os seus filhos à escola, tente deixá-los o mais próximo do portão possível para evitar que estes atravessem estradas e corram perigos”, alerta. “Neste trajeto, evite ainda bloquear as passadeiras, estacionar em segunda fila, e ultrapassar carros e autocarros parados perto das escolas”.

Cuidados nas passadeiras junto às escolas

Este é um alerta para condutores e peões. “As estradas e passeios perto das escolas têm, tendencialmente, mais movimento com muitas crianças a correr e brincar. Por isso, é importante ter uma atenção redobrada de forma a antecipar qualquer situação inesperada. É também aconselhável reduzir a velocidade junto destas zonas para conseguir parar sempre que necessário”, avisa a Liberty.

Priorizar caminhos com menos estrada

“Se os seus filhos vão sozinhos para a escola, tente fazer o caminho com eles algumas vezes. Devem ser priorizados trajetos com o menor contacto com a estrada possível e apelar para que as crianças evitem atalhos desconhecidos”, lembra a seguradora.

Se for de bicicleta não esquecer capacete

“Se optar por levar os seus filhos de bicicleta ou se estes forem sozinhos neste meio de transporte, assegure-se que utilizam capacete e que o trajeto escolhido tem o menor contacto com carros possível”, salienta a mesma fonte. “É também imprescindível que lhes sejam ensinadas todas as regras de trânsito. Os condutores devem também estar atentos à velocidade e comportamento dos condutores de bicicletas e manter distância destes veículos sempre que possível. Para assegurar a proteção de quem escolhe esta alternativa, a Liberty Seguros oferece um seguro que cobre todos os danos pessoais e materiais que possam acontecer no caminho”, acrescenta a empresa.

Aguardar pelos pais dentro da escola

“Aconselhar as crianças a aguardar pelos pais dentro da escola é uma forma de assegurar que estas não atravessam estradas sozinhas”, remata a Liberty.