Você gosta do seu carro. É natural, por isso, que os criminosos também… Ao longo dos anos, os sistemas de segurança para os automóveis têm sido bastante melhorados, seja através de alarmes otimizados, seja através da evolução da codificação do sinal entre veículos e a respetiva chave.

Contudo, do lado oposto, mostrando uma veia criativa em avanço permanente, os criminosos vão contrapondo com formas inovadoras de dar seguimento às suas atividades ilícitas, fazendo com que muito poucos estejam a salvo dos seus intentos.

A história seguinte é baseada numa situação real: Tiago, nome fictício, tinha o seu carro estacionado à porta de casa, como era hábito, pelas 11 da noite, mas de manhã, o despertar trouxe uma surpresa pouco agradável – do seu carro apenas restava o lugar vazio. E no chão nada de vidros partidos, prova de que o ato criminoso ocorreu de forma ‘limpa’.

Outro caso inspirado em história verídica, mas com nome fictício: Paulo deixou o seu computador portátil no carro e parou para beber café. Mais tarde, quando chegou a casa, ao abrir a bagageira, reparou que o computador desapareceu. Uma vez mais, sem traços de arrombamento nas fechaduras ou vidros danificados.

Como podem estes casos suceder? A razão é simples: a frequência das chaves utilizadas nos denominados sistemas ‘keyless’ está a ser replicada pelos assaltantes, que conseguem copiar o código em proximidade da chave e depois, aceder ou utilizar o veículo como se fossem eles mesmo detentores da chave original. Na prática, é como se o fossem, uma vez que a frequência é copiada de forma precisa, mostrando também a evolução dos meios que os criminosos utilizam para roubar automóveis.

No entanto, os construtores sabem também desta situação e continuam empenhados na melhoria dos seus sistemas, investindo fortemente nessa área com o intuito de melhorar a segurança dos veículos. Muitos dos modelos recentes contam com funcionalidades sofisticadas de imobilização ou encriptação avançada dos códigos das chaves para evitar a sua replicação.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.