Num automóvel equipado com caixa de velocidades manual, uma correta utilização dos três pedais vai ajudar a tornar a condução mais eficiente.

ACELERADOR

– O pedal do acelerador, à direita de quem se senta ao volante, regula o envio do combustível para os cilindros do motor; permite-nos fazer o automóvel ganhar velocidade, o que significa também que qualquer exagero na sua utilização implicará recorrer aos outros dois pedais mais do que seria normal.

Conselhos: utilize o pedal da direita com moderação, praticado sempre que possível um estilo de condução defensivo, por exemplo antecipando aproximação às curvas e cruzamentos, levantando o pé do acelerador e deixando que a mecânica trave o automóvel por si. Assim, não estará apenas a praticar uma condução mais económica, como está a poupar os componentes do automóvel.

TRAVÃO

– Usamos o pedal do travão, posicionado ao centro da pedaleira, em todos os automóveis equipados com caixa manual de velocidades, para reduzir a velocidade ou imobilizar totalmente o veículo em segurança. A utilização excessiva do travão provoca o desgaste acelerado das pastilhas e discos, componentes do sistema de travagem.

Conselhos: como acontece com o pedal do acelerador, conduzir em antecipação permitirá uma utilização mais eficiente do travão; tente pisar sempre com suavidade (exceto em caso de emergência), reduzindo a pressão sobre o pedal à medida que o veículo se vai imobilizando. Uma técnica muito utilizada para evitar o maior desgaste dos travões é usar o motor do automóvel para auxiliar a travagem, reduzindo de relação de caixa. Não é a prática mais benéfica para a manutenção de consumos frugais, mas eficaz para poupar todos os componentes do sistema de travagem e a fadiga dos mesmos.

EMBRAIAGEM

– À esquerda do conjunto dos pedais, a embraiagem, encarregue de acoplar e desacoplar o motor e caixa de velocidade. É importante pisar o pedal a fundo sempre que necessitamos engrenar uma mudança, soltando-o de forma progressiva à medida que pisamos o acelerador. Um uso excessivo e desnecessário da embraiagem de um automóvel irá acelerar o seu desgaste, anulando também o efeito de travão-motor.

Conselhos: apreender a dominar o ponto de embraiagem é a regra n.º1 para dominar os arranques em subidas pronunciadas, como em outras manobras. Não necessita elevar demasiado o regime do motor para engrenar uma nova relação de caixa (1.500-2.000 rpm nos motores Diesel; 2.000-2.500 rpm nos a gasolina). Para uma utilização correta dos pedais do automóvel, é fundamental que esteja corretamente sentado, posicionando o assento de forma a que consiga pisar o pedal ao fundo, mantendo a perna ligeiramente fletida e não totalmente esticada.

Proibido: ‘descansar’ o pé esquerdo em cima do pedal da embraiagem enquanto conduz é um erro comum, que acelera o desgaste da embraiagem. A sua substituição é dispendiosa.