Todas as superfícies do seu automóvel merecem cuidados redobrados, mas os especialistas apontam zonas críticas para a disseminação da infeção pelo novo coronavírus.

Para todos os que não podem cumprir dias de isolamento e estão obrigados a usar o automóvel para as suas deslocações, assegurando serviços essenciais ou prestando apoio a familiares, a Skoda, com a ajuda de especialistas de saúde, elaborou uma infografia que permite perceber quais as superfícies de contacto em que deve redobrar cuidados de limpeza.

As autoridades de saúde lembram que o vírus permanece em superfícies durante um período temporal que pode ir de algumas horas a seis dias, e a limpeza e desinfeção frequente daqueles pontos de contacto diminui consideravelmente esse período. Daí que o alerta que o Jana Parmová, médico na marca chega do Grupo VW, seja para redobrar a atenção sobre “todas as superfícies em que toca antes de iniciar a viagem, especialmente se vai partilhar o automóvel com alguém.”

Como a imagem indica, quatro pontos críticos no exterior da carroçaria: puxadores das portas dianteiras e traseiras, também os pilares das portas, que seguramos quando as abrimos, e portão da mala.

Já no interior do automóvel deve começar por desinfetar-se o volante, seguindo-se o seletor da caixa de velocidades, o comando do travão de parque e os puxadores de portas. Os botões dos sistemas de som e multimédia, as alavancas na coluna de direção (piscas, limpa para-brisas), os ajustes da posição dos bancos ou os encostos de braços não devem ser esquecidos. São zonas críticas de contacto, mais ainda em viaturas de Táxi ou TVDE.

Limpeza húmida para desinfeção

De acordo a Consumer Reports para a limpeza de todos aqueles pontos de contacto, dentro e fora do automóvel, é aconselhável o uso de alguns produtos que já usamos nas tarefas domésticas, com função antibacteriana.

Para desinfetar, use gel de álcool. Em alternativa, pode preparar uma mistura de 60% de água e 40% de álcool isopropílico. Humedeça um pano microfibra e aplique-o. Esta solução não é prejudicial para nenhum dos materiais que compõem o painel de bordo do seu automóvel.

No final, limpe com um pano seco e lave-o muito bem para a próxima utilização