Covid-19: Como evitar que a quarentena danifique um motor Diesel

22/04/2020

O estado de emergência poderá ter efeitos bastante nefastos nos veículos equipados com motor Diesel. Eis alguns dos cuidados que deverá ter com o filtro de partículas durante o período de quarentena.

O período de quarentena, como forma de evitar a propagação da covid-19, poderá ter efeitos prejudiciais para os automóveis, com especial incidência nos veículos equipados com motor Diesel e que se encontrem parados.

Existem alguns cuidados a ter para evitar este problema. Do mesmo modo que um automóvel, inativo, necessita de manutenção, o simples facto de se tirar o veículo da garagem, durante a época de confinamento, também isso não será garantia de sucesso – ou de ausência de danos.

Especialmente os veículos a gasóleo. Porquê? O filtro de partículas é um dispositivo instalado no sistema de escape, cuja função é reter as partículas Diesel (e outras igualmente danosas), para que estas não sejam libertadas para a atmosfera. Um filtro pode remover até 80% das partículas do escape, reduzindo assim as emissões poluentes. Ora, quando este filtro atinge temperatura suficiente, as partículas são queimadas e removidas. Um processo a que se chama “ciclo de regeneração”.

O grande problema desse sistema está relacionado com a utilização urbana dos motores Diesel (as deslocações mais frequentes, nesta quarentena, para ir às compras ou dar para dar assistência a idosos), uma vez que, nestas situações, os trajetos são muito mais curtos e o veículo não alcança as temperaturas suficientes para que o filtro possa queimar as referidas partículas. A dada altura, o filtro poderá mesmo entrar em colapso e parar de funcionar, acendendo, consequentemente, a luz de aviso.

Altas rotações

Para evitar estes problemas – e gastar dinheiro na substituição do filtro de partículas – é recomendável que as viagens não se fiquem pelos ambientes urbanos, respeitando, no entanto, como é evidente, as regras de confinamento. O objetivo é conduzir, durante algum tempo, em rotações mais altas, de modo a que o filtro de partículas consiga atingir a temperatura necessária para a combustão mais cedo, iniciando o processo de regeneração. Não esquecer, porém, o manual do veículo. Se este estiver equipado com filtro de partículas, haverá informação disponível sobre a forma como poderá forçar a regeneração do filtro, e, desta forma, conseguir limpá-lo ainda antes que o veículo inicie esse processo automaticamente. Um contributo para a saúde do automóvel.