Com o calor e as temperaturas altíssimas típicas dos meses de verão, uma garrafa de água esquecida no interior do automóvel representa perigos que desconhece.

Com a chegada dos dias mais quentes do ano sobem de tom os avisos para que não desvalorize a importância da hidratação, fundamental, sobretudo, nas mais longas deslocações de automóvel.

Por isto, não surpreende que algumas garrafas de água façam parte da ‘decoração de verão’ no interior do seu carro… Mas sabia que ao deixar aqueles recipientes com água, no habitáculo do automóvel, esquecidos ao calor, está a colocar em risco a sua saúde? Nós explicamos.

As garrafas de água devem ser companheiras de viagem, mas não devem permanecer no carro depois da chegada ao destino, expostas às temperaturas elevadas. Os riscos, avisam as autoridades, são vários, desde a possibilidade de funcionarem como projétil em caso de acidente ao perigo de infeção por ingestão de uma água repleta de microrganismos que se reproduzem muito rapidamente com o calor. Mas há mais…

A água e o risco… de incêndio!

Para além dos perigos acima referidos, o esquecimento de uma garrafa de água no interior de um automóvel ao sol aumenta o risco de incêndio.

Num vídeo publicado nas redes sociais pela corporação de bombeiros Oklahoma, nos Estados Unidos, aqueles profissionais explicam como uma simples garrafa com água exposta aos raios solares desencadeia aquilo a que se chama um ‘efeito de lupa’, ampliando muitíssimo a incidência do calor num determinado ponto do veículo. E se tivermos em conta que, em cima de um banco ao sol, aquele recipiente com água funciona como uma lente, podendo aquecer o tecido dos estofos até muito perto dos 400 graus… Não pode correr este risco!

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.