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Dicas para comprar um descapotável usado: Vá pelos seus sentidos

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São dos automóveis mais desejados quando o tempo quente começa a surgir, mas também são usualmente mais dispendiosos do que os modelos mais convencionais de tejadilho fixo. Uma alternativa é recorrer ao mercado de automóveis usados, no qual se podem encontrar modelos mais ou menos modernos com preço mais em conta, mesmo que seja necessário uma maior atenção para encontrar eventuais problemas decorrentes da utilização ou desgaste de materiais.

Tratando-se de um segmento popular mas muito dado a nichos, há uma grande parte de modelos que se cinge aos dois lugares, embora sejam comuns também os modelos de quatro lugares, pelo que o comprador deve ponderar quais as suas necessidades ou constrangimentos no momento de optar por um descapotável – por exemplo, se a família crescer, torna-se impraticável ter um bilugar como carro de família.

Mas, o que é que é importante ter em conta num automóvel descapotável em segunda mão? Alguns dos componentes merecem maior atenção, além daqueles que já são usualmente tidos em consideração quando se olha para um veículo usado, nomeadamente, em termos de desgaste de peças. Como verá, os sentidos são ferramentas essenciais para uma boa compra…

Capota
O principal elemento de um descapotável é a sua capota – seja de lona, seja rígida. No caso de ser um tejadilho em lona, o interessado deve procurar eventuais fissuras ou rasgos na cobertura, que poderão indiciar eventuais remendos ou substituição. Ao mesmo tempo, deve testar a colocação e recolhimento da capota por diversas vezes, devendo a mesma ocorrer sem solavancos ou padrões estranhos na velocidade de operação – por exemplo, se abrandar muito subitamente num dado momento da operação, pode existir alguma peça em esforço.

Preste atenção ao som dos mecanismos em funcionamento, que também podem dar indicação de problemas a caminho, no caso de ser uma capota elétrica.

Caso o veículo tenha uma capota rígida retrátil, ou seja, com um tejadilho em chapa, o interessado deve observar os mesmos pontos do parágrafo anterior, devendo também prestar especial atenção ao mecanismo de recolhimento/levantamento. Nas junções deve procurar igualmente por falhas da tinta que possam apontar para potencial de ferrugem.

Encaixes
Num descapotável, todos os componentes da capota e dos pilares do veículo devem encaixar sem problemas, sem apresentar desvios ou deformações nas junções/pontos de contacto. Lembre-se que eventuais desvios, mesmo que milimétricos, podem significar entradas de água sob chuva ou em lavagens automóveis.

O que deve (sempre) conferir ao inspecionar um veículo usado

Mesmo que tudo pareça bem, procure também observar sinais de ferrugem ou humidade excessiva nos pontos de armazenamento da capota, bem como no fundo da bagageira – levante o fundo falso que muitos dos automóveis têm e onde se esconde o pneu suplente e procure a mesma coisa. Ferrugem e humidade pode significar entradas de água indesejadas.

No ‘banho’
Essencial: vá dar ‘banho’ ao carro. O vendedor pode não querer, mas nada é mais reconfortante do que simular um dia de chuva forte. Vá a uma lavagem manual e lave o carro, focando-se na zona da capota para entender se a água encontra forma de chegar ao interior. Se isso não acontecer após uns bons minutos de água terá superado o teste. Caso comece a ver pingas no interior, por exemplo em cima dos bancos, então a água está a entrar por onde não deve.

Cheiro
O cheiro a bordo do automóvel também pode ser um indicador de problemas. Caso haja um odor muito forte e persistente a humidade ou bolor, as alcatifas do interior poderão já ter sofrido um problema de entrada de água – seja por problemas na capota, seja porque o proprietário se possa ter esquecido da capota aberta num dia em que o Sol deu lugar à chuva sem grande aviso. Se cheirar a detergente ou a desodorizante de forma muito intensa, pode ser também um sinal de que algo não está bem e alguém procurou disfarçar o problema.

Efeitos do calor
Todos os problemas mencionados até aqui abordam aquele que pode ser o estrago dramático causado pela água, mas nos descapotáveis, também o calor pode ser nocivo. Uma grande parte da vida dos descapotáveis faz-se com a capota em baixo em dias de calor, o que supõe um maior desgaste de superfícies diversas como o tablier, volante, bancos ou forras das portas. Preste atenção a superfícies desvanecidas ou a fissuras nos bancos (em caso de pele) ou no tablier, que pode começar a apresentar pequenas secções estaladas.

O resto, como é hábito
Tirando os componentes que podem apresentar problemas específicos do formato cabriolet, avalie também os demais pontos fulcrais de qualquer automóvel em segunda mão: a condução, o estado do motor e a resposta de todos os comandos (volante, pedais, botões), a eletrónica (luzes, sistema de infoentretenimento), suspensão, pintura e direção. Lembre-se de que há muitos pontos a observar num carro usado e o mais aconselhável é levar um mecânico em que confie para averiguar todos os pontos importantes.