São cada vez em maior número os carros que trazem de série a possibilidade de contar com ligação Wi-Fi. Mas também é possível contar com ligação internet sem fios num carro mais antigo. Ou seja, um hostspot portátil ao alcance de todos.
De série: Muitas marcas disponibilizam já sistemas de conectividade com oferta de Wi-Fi, como são os casos da Audi, BMW, Mercedes-Benz ou marcas do Grupo PSA, com planos de dados associados para cada uma delas, negociados de acordo com a marca.
Pós-Venda: Existem no mercado sistemas que permitem disponibilizar Wi-Fi para os ocupantes de um veículo, como por exemplo, dispositivos que trazem router e modem associados, com tarifários associados à utilização do mesmo.
Outra solução é ter um dispositivo de router Wi-Fi portátil que funciona usualmente através de um cartão SIM de operadoras móveis – a norma atual mais comum é 4G, mas nos próximos anos a rede 5G irá alterar o panorama –, podendo a partir daqui estabelecer regras de acesso a outros dispositivos. Também pode funcionar a partir da ligação de uma pen USB com cartão SIM integrado.
Crucialmente, é fundamental que se faça uma conta com um fornecedor de rede móvel, uma vez que esta é a grande chave para a obtenção de Wi-Fi em movimento, com o princípio a ser o mesmo de um smartphone normal. Onde houver rede, há Internet.
A bateria do router pode ser limitada a partir do momento em que se liga a um dispositivo, esvaziando-se, como seria de supor. Por isso, é recomendável ligar o dispositivo ao isqueiro do veículo ou à tomada de carregamento, caso esteja disponível.
Um dos argumentos de venda de muitos dos fabricantes automóveis da atualidade prende-se com o potencial de conectividade e de partilha dos veículos com o resto do mundo. Mas, será que mesmo um carro que não tenha ligação Wi-Fi de série pode receber um sistema do género para partilha de dados a bordo?
É, possivelmente, uma das perguntas mais correntes entre jovens e adultos: ‘qual é a rede Wi-Fi’? A ânsia de se estar permanentemente ligado em rede faz com que existam cada vez mais soluções para promover a conectividade, sendo os automóveis ainda uma espécie de ‘casulo’ para muitos que procuram manter-se isolados do mundo.
Contudo, são cada vez em maior número os carros que trazem de série a possibilidade de contar com ligação Wi-Fi. Mas também é possível contar com ligação internet sem fios num carro mais antigo. Ou seja, um hostspot portátil ao alcance de todos.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.