Estacionar em segunda fila é um dos hábitos mais comuns na cidade, com muitos automobilistas a recorrem aos ‘quatro piscas’ para levarem a cabo os seus afazeres, mesmo que rápidos.

Contudo, a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) vai estar ‘em cima’ desses condutores graças à criação de equipas de fiscalização rápidas que poderão autuar carros estacionados em segunda fila ou nas faixas destinadas aos transportes públicos (BUS).

Já a partir deste ano, a EMEL terá equipas rápidas com agentes fiscalizadores a deslocarem-se de moto para assim poderem estar em movimento de forma mais constante e acederem a mais espaços e mais locais de forma rápida. Além disso, a EMEL vai trabalhar em articulação com a CARRIS e com a Polícia Municipal, numa medida que tem por objetivo melhorar a fluidez dos transportes públicos e do trânsito em geral.

Outra medida prometida para 2018 é o reforço da fiscalização do estacionamento em zonas residenciais durante o período noturno, preparando mecanismos eletrónicos de leitura de matrículas para assim atuar de forma mais lesta.