M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quase 90 automóveis são alvo de roubo ou furto todos os dias em Portugal. Felizmente, e apesar do perigo, não é o carjacking mas sim o roubo de peças que mais interessa aos amigos do alheio. Até aqui, a região do Grande Porto atraía um terço da atividade criminosa, mas os últimos cinco meses viram um crescimento considerável dos roubos de automóveis na região da Grande Lisboa, especialmente nos concelhos de Loures e Sintra.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

As marcas de luxo são, como seria de esperar, das mais procuradas pelos ladrões. No caso da Mercedes, já não é a estrelinha da marca, antigamente alvo tanto dos amigos do alheio como de simples vândalos, que é a peça mais procurada, mas sim as jantes, que não são baratas de substituir em caso de risco ou acidente, ou são ainda mais caras como parte de pacotes de extras, como o AMG. Do mesmo modo, a BMW tem no pacote de peças M Sport uma grande procura fora do circuito comercial, não pelas suas jantes, mas sim pelo volante multifunções.

Mas por mais alvo de cobiça que sejam a BMW e a Mercedes, estas não são as marcas mais vendidas em Portugal. O público mais generalista também procura por peças fora do circuito comercial, e mais uma vez são as jantes as mais procuradas, especialmente em marcas como a Peugeot ou a Renault, esta a líder no mercado nacional. Mesmo com a vulgarização das jantes de liga leve, há quem não as possa comprar e procure alternativas mais baratas à aquisição legal. Ainda entre os carros citadinos, o Smart também é alvo dos ladrões, mas pelo seu volante.

Embora seja impossível evitar, na maior parte dos casos, o roubo de peças, especialmente quando estão no exterior do carro, é, pelo menos, possível evitar chamar a atenção evitando deixar objetos à vista, como telemóveis, sistemas portáteis de GPS, câmaras GoPro montadas no tabliê ou peças de roupa. Além de ficar sem estes objetos, ainda vai ser obrigado a pagar a reparação da viatura, pois é praticamente impossível identificar o criminoso nestes casos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.