M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O sistema de info-entretenimento centralizado grande parte dos comandos para sistemas auxiliares à condução, como o rádio, a navegação, o ar condicionado ou algumas funções relacionadas com consumos e bateria. No entanto, um estudo da AAA, o principal automóvel clube dos Estados Unidos, revela que estes sistemas podem ter-se tornado uma distração ainda maior.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

De acordo com o estudo, realizado pela Universidade do Utah, foram analisados 30 sistemas diferentes de info-entretenimento, tendo sido revelado que apenas são sete são relativamente seguros, requerendo atenção moderada. Outros 12 exigiam do condutor atenção elevada, e os 11 piores exigiam atenção muito elevada por parte do condutor.

Como estes estão concentrados num ecrã na consola central, obrigam o condutor a virar a cabeça para a direita para prestar atenção a um grupo de gráficos coloridos, podendo causar acidentes. Das funções do sistema de info-entretenimento, a navegação acaba por ser a que distrai mais, pois requer atenção constante. No entanto, vários carros novos têm vindo a transferir informação de volta para o painel de instrumentos, ficando no campo de visão normal do condutor.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.