M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O uso de bancos especiais é obrigatórios em automóveis para se poder transportar crianças com menos de 12 anos, mas o seu uso não é igual para todas as situações e todas as idades. Bebés e crianças com menos de três anos, em particular, precisam de cuidados especiais no seu transporte.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

As cadeiras para bebés, homologadas para pesos entre 0 e 13 kg (homologação R44/04), ou para alturas entre 40 e 83 cm (homologação R129/00) são as ideiais para recém-nascidos e bebés que ainda não podem levantar a sua própria cabeça. Além de terem as dimensões apropriadas, as cadeiras também devem estar viradas no sentido oposto ao movimento do carro. Nestas condições, em caso de travagens bruscas, a cabeça do bebé não se mexe, prevenindo o risco de lesões graves em 90 por cento.

Há também cuidados a ter com a roupa e com objetos soltos. Os cintos da cadeira devem estar bem presos, de modo a que o bebé não se mova em caso de movimentos bruscos do veículo, pelo que a roupa não pode ser muito larga. Mantas usadas para tapar o bebé devem estar soltas, pois são demasiado grossas e podem interferir com a eficácia dos cintos. Brinquedos e outros objetos não podem estar à altura do banco, pois numa travagem são como projéteis que podem atingir a criança.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.