Limpar jantes sem causar danos

01/05/2023

Na limpeza de jantes em liga leve, assim como componentes à base de alumínio ou outros metais ligeiros usados no compartimento motor, é importante respeitar a informação do fabricante sobre produtos indicados ou desaconselhados para esse efeito já que algumas substâncias aparentemente inócuas podem desencadear efeito de corrosão a longo prazo nesses materiais.

Alguns desengordurantes de aplicação doméstica, como os de limpeza de fornos, do tipo Mistolin, servem perfeitamente, mas devem aplicar-se com o pulverizador, deixar atuar durante alguns segundos e lavar abundantemente com água.

Se a ação não for suficiente, repetir o processo, mas nunca deixar o produto permanecer mais do que alguns segundos nas superfícies e lavar sempre com água abundante.

Existem outros produtos com bons resultados na limpeza de jantes, como os detergentes líquidos concentrados, lixivia em gel ou mesmo líquidos penetrantes/lubrificantes multiusos, como é o caso do WD-40, este com a vantagem de repelir a sujidade durante algum tempo após a limpeza.