Luzes de nevoeiro: É verdade que podem dar 300€ de multa

02/12/2022

Com chuva forte como a que tivemos nos últimos dias a complicar muito as condições do trânsito, atenção ao uso das luzes de nevoeiro sem motivo.

É um tema recorrente na nossa área de serviço, mas por ser uma visão ainda mais frequente nas estradas nacionais, nunca é demais repetir: as luzes de nevoeiro são uma ferramenta útil de segurança na estrada, mas o seu uso inapropriado conseguirá o efeito precisamente contrário.

Um erro comum é o de ativar as luzes de nevoeiro mesmo quando o clima não exige. Por serem tão fortes, estas luzes podem provocar o encadeamento de outros condutores e são fonte de distração para os condutores que circulam atrás de si. E, por esse motivo, estas só podem ser ativadas em quatro condições climatéricas e ambientais adversas: chuva intensa ou muito intensa, nevoeiro ou nuvens de poeira ou fumo e neve.

Quando estiver perante a formação de nevoeiro, deve acender os médios e, de preferência ajustá-los, apontado o feixe de luz para baixo. A luz de nevoeiro traseira deve ser reservada apenas para condições de nevoeiro intenso.

Só com chuva muito forte ou intensa deve circular com as luzes de nevoeiro ligadas à frente e atrás. Com neve: com precipitação é ligeira, só os faróis dianteiros devem estar ligados. Apenas quando aumenta a intensidade devemos conectar também a luz posterior.

Quando existe fumo ou pó no ambiente: se tem uma densidade ligeira, os faróis de nevoeiro dianteiros são suficientes. Com fumo intenso ou numa nuvem espessa de pó, acione as luzes à frente e atrás.

Por esquecimento ou falta de informação, circular com as luzes de nevoeiro acesas quando estas não são necessárias pode valer uma multa até 60 euros. Já a coima prevista para a instalação incorreta dos faróis de nevoeiro pode chegar aos 300 euros.