Os pneus não têm validade, mas há um tempo de vida limitado, que começa a contar a partir do momento da sua instalação.
O tempo médio de vida útil de um pneu de qualidade ronda os 40 e os 50 mil quilómetros, mas a sua durabilidade depende, obviamente, do tipo de percursos a que está sujeito e do estilo de condução.
Por outro lado, se é um condutor que faz poucos quilómetros com o seu automóvel particular, o limite a ter em conta serão os cinco anos. Para saber quando é que os pneus do seu carro foram fabricados tem apenas de ler uma inscrição gravada no flanco, com quatro valores que indicam a semana e o ano em que o pneu foi produzido. E este o prazo apontado pelos especialistas para a borracha começar a perder as suas propriedades originais, comprometendo a sua eficácia, perdendo aderência e capacidade de drenagem na condução à chuva.
Independentemente da quilometragem ou do tempo de utilização de um pneu, o desgaste é tão ou mais importante. Isto porque os pneus têm uma franja de utilização ideal entre os quatro e os oito milímetros, sendo que a legislação portuguesa aponta para uma profundidade mínima de 1,6 milímetros.
Abaixo desse limite, arrisca-se a uma multa no caso de verificação pelas autoridades. Por conseguinte, também não passará na Inspeção Periódica Obrigatória (IPO).