Mais um ano. Os pneus do carro ficam fora de prazo?

01/01/2023

O automóvel tem uma data de fabrico, mas não tem prazo de validade. Contudo, a maioria dos seus componentes têm um limite de duração. Confirme se os pneus do seu carro estão em risco de caducar.

Os pneus não têm validade, mas há um tempo de vida limitado, que começa a contar a partir do momento da sua instalação.

O tempo médio de vida útil de um pneu de qualidade ronda os 40 e os 50 mil quilómetros, mas a sua durabilidade depende, obviamente, do tipo de percursos a que está sujeito e do estilo de condução.

Por outro lado, se é um condutor que faz poucos quilómetros com o seu automóvel particular, o limite a ter em conta serão os cinco anos. Para saber quando é que os pneus do seu carro foram fabricados tem apenas de ler uma inscrição gravada no flanco, com quatro valores que indicam a semana e o ano em que o pneu foi produzido. E este o prazo apontado pelos especialistas para a borracha começar a perder as suas propriedades originais, comprometendo a sua eficácia, perdendo aderência e capacidade de drenagem na condução à chuva.

Independentemente da quilometragem ou do tempo de utilização de um pneu, o desgaste é tão ou mais importante. Isto porque os pneus têm uma franja de utilização ideal entre os quatro e os oito milímetros, sendo que a legislação portuguesa aponta para uma profundidade mínima de 1,6 milímetros.

Abaixo desse limite, arrisca-se a uma multa no caso de verificação pelas autoridades. Por conseguinte, também não passará na Inspeção Periódica Obrigatória (IPO).