O mercado de automóveis usados é particularmente apetecível para quem precisa de um veículo relativamente recente mas que não consegue chegar ao valor de um novo. No entanto, se a grande maioria dos anúncios pode ser considerada de fiar, existe uma pequena fatia que indiciam esquemas fraudulentos ou tentativas de engano visíveis, sobretudo na nova era das compras online.

Carros para venda que não existem, condições mecânicas que estão longe das descritas ou pedidos estranhos de documentação. Eis apenas algumas indicações de que o negócio online a que está a aceder poderá ser demasiado bom para ser verdade. Com efeito, quando tal parece assim, é porque poderá estar a ser alvo de uma tentativa de burla.

Muitas das tentativas já são conhecidas, na medida em que as vendas online de veículos já evoluíram bastante e são hoje mais escrutinadas, mas ainda há quem continue a ser ludibriado na chamada ‘cantiga’ de enganar.

Os sites tornaram a pesquisa e venda de automóveis mais fácil e simples, mas ainda há que tomar bastantes precauções para evitar enganos.

Eis algumas dicas e conselhos que podem ajudar a determinar se um anúncio de um automóvel de mercado de ocasião poderá ser uma tentativa de burla.

  1. Nunca compre um automóvel sem vê-lo primeiro. Este primeiro ponto deveria ser condição indispensável em qualquer negócio com um automóvel em segunda mão. Nesses casos, se o preço estabelecido para o veículo for muito em conta, é preferível resistir à tentação de entrar no negócio de ‘cabeça’, sem ver o automóvel em causa, sobretudo porque o estado descrito pelo vendedor/proprietário pode estar a léguas da realidade.
  2. De igual forma, um preço demasiado baixo pode ser ‘isco’ para alguma irregularidade. Automóveis com muita procura e pouca oferta (por exemplo, desportivos como Honda S2000) com preços demasiado baixos podem indiciar problemas graves.
  3. Desconfie de anúncios de venda com termos tipicamente estrangeiros que podem sugerir a utilização de tradutores online para anúncios semelhantes copiados de anúncios verdadeiros: expressões como freios, grade dianteira ou banquetas podem ser exemplos de traduções online em ‘português do Brasil’ e, em última instância, que o carro nem existe.

  1. Os números de telefone não são nacionais (ou tem erros, por exemplo, com falta de um dígito) ou o e-mail de contacto tem terminação num serviço de outro país, mais concretamente longe de Portugal.
  2. Não faça qualquer transferência de dinheiro para reserva online de um veículo. Mesmo que seja um valor de 100€ para reservar o veículo, não ceda à tentação, sobretudo se o vendedor for muito insistente para isso e lhe mencionar várias vezes que tem vários interessados.
  3. Fotos de automóveis em muito baixa resolução ou tiradas num parque de estacionamento público também são de desconfiar uma vez que podem referir-se a um carro diferente do que está a ser anunciado – nomeadamente, em termos de versão e estado.
  4. Ao verificar as informações técnicas do veículo no anúncio, certifique-se de que coincidem com as dos dados oficiais homologados (não raras vezes, os vendedores ‘criam’ novas versões com mais potência e equipamentos que o veículo não tem nos seus anúncios) e, também, com o próprio veículo.