Carros para venda que não existem, condições mecânicas que estão longe das descritas ou pedidos estranhos de documentação. Eis apenas algumas indicações de que o negócio online a que está a aceder poderá ser demasiado bom para ser verdade. Com efeito, quando tal parece assim, é porque poderá estar a ser alvo de uma tentativa de burla.
Muitas das tentativas já são conhecidas, na medida em que as vendas online de veículos já evoluíram bastante e são hoje mais escrutinadas, mas ainda há quem continue a ser ludibriado na chamada ‘cantiga’ de enganar.
Eis algumas dicas e conselhos que podem ajudar a determinar se um anúncio de um automóvel de mercado de ocasião poderá ser uma tentativa de burla.
- Nunca compre um automóvel sem vê-lo primeiro. Este primeiro ponto deveria ser condição indispensável em qualquer negócio com um automóvel em segunda mão. Nesses casos, se o preço estabelecido para o veículo for muito em conta, é preferível resistir à tentação de entrar no negócio de ‘cabeça’, sem ver o automóvel em causa, sobretudo porque o estado descrito pelo vendedor/proprietário pode estar a léguas da realidade.
- De igual forma, um preço demasiado baixo pode ser ‘isco’ para alguma irregularidade. Automóveis com muita procura e pouca oferta (por exemplo, desportivos como Honda S2000) com preços demasiado baixos podem indiciar problemas graves.
- Desconfie de anúncios de venda com termos tipicamente estrangeiros que podem sugerir a utilização de tradutores online para anúncios semelhantes copiados de anúncios verdadeiros: expressões como freios, grade dianteira ou banquetas podem ser exemplos de traduções online em ‘português do Brasil’ e, em última instância, que o carro nem existe.
- Os números de telefone não são nacionais (ou tem erros, por exemplo, com falta de um dígito) ou o e-mail de contacto tem terminação num serviço de outro país, mais concretamente longe de Portugal.
- Não faça qualquer transferência de dinheiro para reserva online de um veículo. Mesmo que seja um valor de 100€ para reservar o veículo, não ceda à tentação, sobretudo se o vendedor for muito insistente para isso e lhe mencionar várias vezes que tem vários interessados.
- Fotos de automóveis em muito baixa resolução ou tiradas num parque de estacionamento público também são de desconfiar uma vez que podem referir-se a um carro diferente do que está a ser anunciado – nomeadamente, em termos de versão e estado.
- Ao verificar as informações técnicas do veículo no anúncio, certifique-se de que coincidem com as dos dados oficiais homologados (não raras vezes, os vendedores ‘criam’ novas versões com mais potência e equipamentos que o veículo não tem nos seus anúncios) e, também, com o próprio veículo.