M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Agora que estamos no inverno, será que vale a pena trocar os pneus? Não estamos a falar de trocar pneus gastos por novos, mas sim se vale a pena tirar pneus apropriados para andar no verão por outros preparados para andar em inverno. A maior parte dos pneus está preparado para ser mais eficiente no verão, com um piso duro e baixa profundidade dos rasgos. Mas o inverno tem condições meteorológicas que obrigam a ter outras especificações.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Os pneus de inverno têm maior elasticidade a baixas temperaturas que os pneus de verão, com o limiar de 7 graus a chamar-se “temperatura de transição de vidro”. Abaixo desta temperatura, os pneus de verão tornam-se duros como vidro em travagem. No entanto, mesmo com frio, os pneus de inverno podem não ser necessários.

No vídeo abaixo, Jason Fenske, do canal de Youtube “Engineering Explained”, mostra como, com tempo completamente seco, os pneus de verão mantêm a eficiência de travagem. É apenas com piso húmido ou gelo que os pneus de inverno são uma verdadeira vantagem para reduzir as distâncias de travagem e prevenir acidentes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.