O que muda num carro de volante à direita?
O óbvio no carro de volante à direita é que… é necessário montar a coluna de direção do lado direito, assim como o painel de instrumentos. Isto obriga a mudar para o lado direito toda a eletrónica para o lado oposto. E como a centralina e a bateria geralmente não mudam de posição, isto significa que o automóvel poderá precisar de mais alguns metros de cabo do que antes era necessário. Os comandos do rádio e do sistema de ventilação também poderão estar invertidos. A abertura do capô, da bagageira e do tampão do combustível geralmente necessitam de mudar de posição, por questões de arrumação, mas às vezes esse é um pormenor esquecido. E finalmente, do lado de fora, a direção dos limpa-para-brisas foi invertida para limpar o vidro do lado do condutor.
O que não muda num carro de volante à direita?
Se alguma vez pensou que ia ter problemas em habituar-se a um carro de volante à direita por estar tudo trocado, tenha calma. Os pedais, por exemplo, embora tenham sido transplantados para o lado direito, continuam na mesma ordem, embraiagem para o pé esquerdo, travão e acelerador para o pé direito. A caixa de velocidades também não muda, continuando na mesma posição, indo da esquerda para a direita da primeira à sexta velocidades, embora agora passe a ser mais complicado para os dextros que para os canhotos. E os comandos do pisca e do limpa-para-brisas, bem como os embutidos no volante, ficam na mesma posição. Elementos que necessita durante uma emergência, como o pneu suplente, a caixa de ferramentas e o triângulo, também estão no sítio de sempre.
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