Três em cada dez multas a automobilistas no ano passado foram por excesso de velocidade, a infração de trânsito n.º1 em toda a Europa.

A Pyramid Consulting elabora anualmente um ranking das multas de trânsito na Europa, com o objetivo de perceber quais as infrações mais comuns e desenvolver estratégias para combater comportamentos de riscos ao volante.

Em 2019, o excesso de velocidade continua a ocupar o primeiro lugar na tabela de infrações mais comuns. Segundo o relatório da consultora jurídica, 29,6% do total de multas aplicadas foram por velocidade excessiva, uma cifra que inferior, mas ainda muito semelhante à registada no ano anterior: 31,2%.

A completar este pódio europeu das multas mais frequentes seguem-se a circulação por sentido proibido, com 15,3%, e o não pagamento de taxa de portagem, que foi o motivo para 13,8% das sanções aplicadas no ano passado.

O estacionamento sem o título válido ou em local proibido ocupam os dois lugares imediatamente a seguir na tabela, valendo 12,2% e 9,19%, respetivamente, do total de multas sem 2019.

Álcool e telemóveis

Números bem diferente dos que se registam em território luso são os que dizem respeito ao uso de telemóvel e condução com taxa de álcool superior ao limite imposto por lei.

Segundo o estudo apresentado, este tipo de infrações são das menos comuns a nível europeu, com percentagens muito reduzidas. Nas contas da Pyramid Consulting, 0,15% das multas são por utilização indevida de telefones ou outros equipamentos ao volante; apenas 0,014% dizem respeito a excesso de álcool no sangue.