Os encostos de cabeça foram introduzidos nos bancos dos automóveis em meados da década de 50, primeiramente como equipamento de conforto, ajudando a manter uma postura adequada enquanto se conduz, e ganhando depois uma importante componente de segurança.
Obrigatório desde 1969 nos Estados Unidos da América, e só democratizado na Europa alguns anos mais tarde, o encosto de cabeça é um eficaz elemento de segurança passiva, ao impedir o movimento brusco da cabeça para trás numa colisão traseira, evitando lesões nas vértebras cervicais, prevenindo o chamado golpe de chicote, desde que ajustado corretamente à posição do condutor no assento.
Função secreta
Mas para além destas duas componentes para que foram desenvolvidos, os encostos de cabeça do seu automóvel podem ter um uso secreto e salvar vidas em situações de emergência.
Ao contrário do que aparece divulgado em várias publicações na internet, não é verdade que aquele componente do automóvel foi desenhado com intuito de servir também para partir algum vidro do carro quando os ocupantes ficam presos no seu interior. Mas a verdade é que pode ser a melhor solução à vista!Seja num acidente de viação que culmina com bloqueio as portas devido à deformação do chassis e da carroçaria, quando se encontra no veículo submerso ou face ao risco de incêndio, e se não dispõe de um martelo, um extintor ou outro objeto mais pesado e igualmente indicado para a função, então o encosto de cabeça do seu carro (desde que não seja integrado) pode converter-se no seu melhor aliado!
As barras em ferro que servem para o fixar o encosto nas costas do banco podem ser usadas para golpear o vidro com violência até o danificar. E depois, com os dois pés, tentar desimpedir totalmente a passagem.
Outras técnicas, mais elaboradas, prometem resultados ainda mais rápidos e eficazes.
Veja como no vídeo abaixo: