A mudança do óleo do motor de um veículo é um serviço que obriga a alguns cuidados para não causar danos perfeitamente evitáveis. Neste artigo, deixamos oito dicas a ter em consideração. No entanto, recorde-se de que estas são apenas orientações gerais e que deverá sempre consultar o manual do proprietário do veículo.
Mais importante ainda: se não se sentir confortável em realizar a troca de óleo, é recomendável procurar um profissional qualificado para realizar esse serviço. Caso se sinta confiante, atente nos seguintes passos:
- Verifique o manual do proprietário
Antes de meter as mãos no serviço, consulte o manual do veículo para determinar a frequência recomendada de troca e o tipo de óleo adequado para o modelo em questão.
- Escolha o óleo correto
- Ver o nível de óleo
Antes de iniciar a troca de óleo, verifique o nível atual no cárter. Se estiver muito baixo, pode ser necessário adicionar um pouco de óleo para evitar danos no motor.
- Aqueça o motor antes
É recomendável aquecer o motor por alguns minutos antes de drenar o óleo antigo. Isso ajudará remover o óleo usado com mais facilidade.
- Utilize equipamentos adequados
Certifique-se que utiliza ferramentas apropriadas, como uma chave de filtro de óleo, para remover filtro antigo. Verifique se tem uma bandeja de drenagem para recolher o óleo usado.
- Substitua o filtro de óleo
Troque sempre o filtro quando mudar o óleo. O filtro retém impurezas e evita que elas circulem no sistema do motor.
- Descarte adequado
Após a troca de óleo, certifique-se de descartar corretamente o óleo usado. Verifique as regulamentações locais para saber se onde e como descartar o óleo usado de forma segura.
- Verifique o nível de óleo
Após a mudança de óleo, verifique novamente o seu nível no motor e adicione mais, caso seja necessário.