Oito dicas da Bridgestone para ler antes de tirar o veículo da garagem

19/05/2020

Photos by: https://www.instagram.com/tomjoyphoto
A pandemia imobilizou muitos automóveis por um longo período. No dia em que Portugal entra na segunda fase do desconfinamento, a Bridgestone dá oito conselhos para um regresso seguro à estrada.

Depois de um longo período em que a maioria dos veículos permaneceram imobilizados devido às limitações de tráfego, impostas pela pandemia, importa fazer uma verificação preliminar para aferir se o automóvel está em perfeitas condições antes de regressar à estrada.

Nesse sentido, a Bridgestone recomenda a verificação de oito pontos-chave antes do regresso à estrada e à “nova normalidade”. Em primeiro lugar, é fundamental cuidar dos pneus. Ou não sejam estes os únicos pontos de contacto entre o veículo e a estrada, devendo ser verificados regularmente (a cada 28 dias ou durante os intervalos de inspeção de segurança) se o veículo estiver em funcionamento ou no modo de espera.

1 – Observa algum tipo de desgaste ou deterioração na borracha? Estão sobre poças de água ou outro líquido contaminante? Produtos químicos e solventes industriais, incluindo óleos, gasolina e gasóleo, podem danificá-los seriamente. Se detetar esses contaminantes nos pneus, remova-os com bastante água e detergente neutro.

2 – De seguida, verifique se a pressão de insuflação é adequada. Apesar de não terem sido usados, os pneus podem ter perdido muito ar durante o período de inatividade do veículo. Conduzir com pneus com um nível de pressão inadequado, é perigoso. Portanto, verifique a pressão de cada pneu e encha-os, se necessário. A pressão deve ser verificada a frio e, se estiver abaixo de 20%, o pneu deve ser inspecionado visualmente quanto a possíveis danos.

3 – O próximo passo é limpar a fundo cada pneu. Pode ter-se acumulado poeira ou outro tipo de sujidade e nenhum deles irá permitir que os pneus tenham o melhor rendimento. Detergente, água e uma escova de pneu é tudo o que precisa para remover a sujidade.

4 – Sabe o que é o falso redondo ou flat spot? Os pneus têm “memória” e, se mantidos na mesma posição durante um longo tempo, sendo constituídos por borracha e materiais de reforço, existe a possibilidade de adotarem deformações localizadas na zona do piso, que podem levar a fenómenos de vibração. Se prevê que o veículo vá continuar estacionado até novo aviso, é melhor movê-lo levemente, para que o peso não caia o tempo todo na mesma área. Alguns centímetros são suficientes e, assim, evita possíveis deformações no rolamento dos pneus pela queda prolongada do peso no mesmo local.

5 – Dependendo da rotina, também deve pensar nos pneus de verão. O clima não é o mesmo desde que foi decretado o Estado de Emergência, em março. Se, normalmente, usa pneus diferentes para as estações quente e fria, é hora de fazer a alteração. Quando a temperatura externa permanecer constantemente acima de sete graus por mais de uma semana, será a hora certa para mudar para os de verão. Pode sempre optar por pneus All Season, que permitem circular todo o ano sem ter de mudar de pneus. Apesar de, em Portugal, ser habitual usarem-se apenas pneus de verão, em algumas zonas do país há necessidade de utilizar pneus de inverno, que são menos eficazes no verão. Com os pneus All Season, pode circular sem mudar sempre com a máxima segurança.

6 – É importante verificar se os travões não corroeram e se continuar a travar, que a bateria não está descarregada (uma das causas mais comuns de avarias) e que as luzes continuam a acender e a apagar de forma correta.

7 – O ideal seria que tivesse enchido os reservatórios com líquido – incluindo óleo, óleo dos travões e líquido de limpeza do para-brisas – antes do confinamento. Se tal não tiver acontecido, agora é altura de fazê-lo.

8 – Também é uma boa oportunidade para se verificar como está tudo por baixo do capot, especialmente se o veículo estiver estacionado na rua. Um período de tempo prolongado sem utilização pode ser aproveitado por animais abandonados ou para nidificar no caso de alguns insetos, como, por exemplo, vespas.