Não existe nenhuma legislação que obrigue as marcas a colocarem o depósito de um lado e não do outro. Existe apenas legislação relativa à segurança do depósito, nomeadamente no que diz respeito à resistência contra embate ou à possibilidade de entrar em contacto com elementos que o possam inflamar.
Não existe uma razão específica atual porque certas marcas colocam depósitos do lado esquerdo e outras do lado direito, embora forças evolucionárias tenham contribuído para este resultado. Aparentemente, no início, os construtores escolheram colocar o bocal do lado da estrada em que se conduzia. Antigamente, as estações de combustível só tinham uma bomba e o abastecimento era feito por um empregado. Assim, era mais fácil ter o bocal do lado direito para quem conduzia na Europa e nos Estados Unidos, e do lado esquerdo para quem conduzia no Reino Unido ou no Japão.
A globalização levou as marcas a venderem os seus modelos a públicos internacionais, ao mesmo tempo que passou a ser necessário ter mais do que uma bomba numa estação, para evitar filas. Isto também obrigou a ter mais espaço nas estações para que os carros pudessem entrar dos dois lados para reabastecer. Assim, a indústria automóvel continuou a fazer carros com depósitos de cada lado, com a distribuição a atingir um ponto de equilíbrio que já não é baseado no país de origem das marcas.
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