Aprenda a ouvir o que lhe diz o seu carro. Os especialistas avisam: quem ignora os pedidos de ajuda do automóvel arrisca-se a avarias dispendiosas. Ruídos anormais, mesmo que muito discretos, são normalmente sintomas de deficiências de funcionamento em variadíssimos componentes do carro que, em muitos casos, recomenda cuidados. Porque ao contrário dos chamados ruídos parasitas que denunciam as falhas na construção ou na montagem dos materiais, outros barulhos (embora menos irritantes), são bem mais perigosos para a segurança e para a carteira.
Ou seja, por trás de ruídos aparentemente inofensivos podem esconder-se avarias graves com reparações caras. Aprenda a identificá-los:
1. Barulhos semelhantes a zumbidos na fase de rodagem: Normalmente, indicam desgaste irregular no perfil do pneu. O desgaste irregular é mais pronunciado nos eixos que não são motrizes. A troca dos dois pneus do mesmo eixo origina desgaste mais regular
2. Vibração no volante, mais evidente entre os 80 e os 120 km/h: Sintoma de rodas mal equilibradas ou pressão de pneus desajustada. Não adie a equilibragem de rodas em oficina ou estabelecimento especializado, sob pena de estar a danificar gravemente todo o conjunto de componentes das ligações ao solo.
3. Ruídos ou estalidos ao girar o volante. Podem ter origens várias, mas muito provavelmente indica problemas na articulação da direção, que é o elemento que liga a articulação axial e a manga do eixo, componente essencial no âmbito da orientação do veículo. Quando está desgastada ou deteriorada, a peça afeta a direção, que se torna imprecisa e irregular.4. Rangido forte na zona do motor. Atenção, pode ser alerta de anomalia na bomba de água, esse importante componente que tem a função fundamental de assegurar o fluxo apropriado do líquido refrigerante para proporcionar o arrefecimento do motor. Negligenciar este sinal pode ser terrível para a mecânica.
4. Ruído de rolamento excessivo, mesmo em estradas com bom piso: Pneus ou discos de travão ovalizados. Nestes casos, proceder à troca imediata dos discos de travão, sendo que os pneus também devem ser substituídos.
5. Ruídos nos eixos sobre pisos irregulares e degradados: Defeito na ligação da barra estabilizadora (pendão) à suspensão. A barra estabilizadora otimiza a estabilidade em curva. Por isso, é bom que funcione.
6. Estalos quando se inicia a marcha do veículo: Provável defeito na articulação (esférica) do braço da suspensão. É imprescindível trocar.
8. Os travões que chiam e provocam ruídos de atrito metálico: Sinais de discos vidrados ou o sistema de travagem por tambores com avaria. Reparar imediatamente.
9. Barulho semelhante a chocalhos nas rodas: Muito provavelmente está solto o revestimento dos discos de travão. Verificar também o aperto dos parafusos.
10. Ruído grave do motor à passagem num buraco: Sintoma de apoio de motor partido. Confirme que é este o problema, puxando o travão de mão e movimentando o carro para a frente e para trás.
11. Motor que chia. Quando estão mal tensionadas, as correias do alternador e da bomba de água provocam um ruído semelhante a um guincho. A rutura de qualquer uma destas peças pode provocar danos irreparáveis no motor.
13. Quando o batimento é ouvido logo após o arranque do motor e desaparece passados poucos segundos, poderá indicar um nível insuficiente, ou, pelo contrário, excessivo e o entupimento do respetivo filtro.
App deteta problemas no carro só pelo som
Para facilitar possíveis diagnósticos, também pode usar o seu smartphone. A Skoda desenvolveu uma aplicação de inteligência artificial que ajuda a detetar problemas mecânicos no automóvel com base no som captado.
A App chama-se Sound Analyzer, é compatível com qualquer tipo de smartphone e muito simples de utilizar: basta gravar o ruído do motor, que o sistema trata de proceder à sua avaliação, de acordo com os padrões pré-definidos pelos especialistas da marca do Grupo VW.