Qual é o prazo de validade de um automóvel? A resposta não é consensual, mas uma coisa é certa: a maioria dos componentes essenciais do seu carro têm um limite de duração. Como está de amortecedores?

Os amortecedores controlam os movimentos oscilatórios do automóvel e o agravamento do seu desgaste provoca perdas de eficácia no controlo de manobras de emergência. E são dos componentes de origem mais suscetíveis à utilização intensiva ou à condução recorrente em mau piso. Por isso, a sua durabilidade varia. Os amortecedores podem durar, em bom estado, até aos 90.000 quilómetros, mas os especialistas indicam que devemos verificá-los a cada 20.000 quilómetros, para identificar sinais de desgaste.

Problema: estima-se que há mais de meio milhão de veículos a circular em Portugal com amortecedores em estado crítico. A taxa de substituição daquele componente é de apenas 4,4%, num país que tem dos parques automóveis mais envelhecidos da Europa – segundo a ACAP, um em cada seis carros a circular em território nacional tem mais de 20 anos.

Atenção aos sinais

Os amortecedores são componentes fundamentais da suspensão, responsáveis por controlar os movimentos oscilatórios da carroçaria em curva, na aceleração e na travagem, e com a função de absorver a irregularidades do piso, mantendo as rodas no chão. O desgaste dos amortecedores interfere com o conforto, mas também com a segurança, provocando a estabilidade do automóvel, em curva e em mudanças de direção, impedindo o funcionamento eficaz do sistema de travagem, aumentando as distâncias para a imobilização.

Dependendo dos fatores de desgaste a que estão sujeitos, o período mais crítico para os amortecedores varia entre os três e os cinco anos de utilização ou dos 65.000 aos 90.000 km. É por esta altura que deve estar especialmente atento a vibrações, batidas secas, perda de estabilidade e travagens mais longas durante a condução. São tudo sinais de alerta.

Comece por inspecionar os amortecedores, procurando sinais de corrosão, ferrugem, rachas, borrachas e tubos ressequidos ou sinais de fugas de óleo ou de outros líquidos. A vibração anormal do volante, por exemplo, é um dos sinais mais evidentes de desgaste dos amortecedores.

Os especialistas da Euromaster sugerem que “durante a condução, experimente travar a fundo, várias vezes, (num local onde não coloque em risco a sua segurança e a de terceiros, obviamente) a uma velocidade que não ultrapasse os 50 km/h. Se o carro se comportar de forma errática e o peso se deslocar de forma irregular da frente para trás, e vice-versa, isso geralmente é um sinal de desgaste ou de mau funcionamento de um ou mais amortecedores. Um teste similar pode ser realizado quando passar sobre um buraco ou lomba e, caso o carro apresente o mesmo tipo de comportamento, já sabe – oficina com ele!”.

De acordo com estes profissionais, o estado dos pneus também é um excelente indicador do estado dos amortecedores. “Se existir um desenho sem sulcos e com sulcos lado a lado, há grandes probabilidades de desgaste não só dos amortecedores mas também dos suportes, por exemplo”, explicam.

Com o carro imobilizado e desengatado, mas com o travão de mão acionado, debruce-se sobre cada um dos cantos do capô, colocando as palmas da mão no ponto logo acima dos pneus. Aplique então toda a sua força em direção ao chão e solte. O carro deve descer e parar logo a seguir.