Além das regras definidas pelo Código da Estrada (como a obrigatoriedade de utilização do cinto de segurança) para viajar a bordo de um carro, existem também regras de etiqueta que os passageiros devem ter em conta no momento em que se deslocam no lugar a que comummente se chama de ‘pendura’.

Alguns dos hábitos que se enraizaram podem ser potencialmente perigosos para o próprio passageiro, mas em última instância também para quaisquer outros utentes da via pública, uma vez que as suas atitudes podem contribuir para acidentes, por exemplo, ao distraírem o condutor. Exemplos disso são momentos em que mexem de forma contínua no sistema de infoentretenimento ou falando alto ao telemóvel.

Outros comportamentos podem parecer inofensivos, mas escondem grandes perigos, como é o caso dos passageiros que colocam os pés no tablier. Mas esse é apenas uma das atitudes que podem ser encaradas como distrativas ou perigosas. Recentemente, um estudo da seguradora britânica 1ST Central indicou que 11% dos condutores apontou um aumento dos maus comportamentos dos passageiros no último ano, com um quinto (20%) a admitir que essas atitudes levaram mesmo à sua distração ao volante.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.