Poeiras do norte de África podem estragar o seu carro

17/03/2022

As areias com origem em tempestades no norte de África vão afinal manter-se por mais dias. Cuidados na limpeza do seu carro.

Ao que tudo indica, as poeiras africanas que, em caso de precipitação, podem transformar-se em chuvas de lama, vão manter-se no ar pelo menos até domingo, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). E, atenção, já não é só o incómodo de ter o carro tão sujo como provavelmente nunca o viu, coberto por um manto laranja de areias com origem em tempestades em Marrocos e na Argélia, nomeadamente no deserto do Saara. Mesmo que não pareça, aquela poeira fina depositada pode provocar alguns danos no interior e também no exterior de um carro, pelo que deixamos aqui algumas dicas para combater esse ‘invasor’ indesejado.

Entre no carro como em casa

Limpar os pés antes de entrar no carro é uma boa forma de deixar a areia onde ela deve estar: no chão da rua.

Os tapetes protegem o revestimento interior do piso do carro de lixos que venham com os pés dos ocupantes, sendo comum que se acumulem detritos – pedras, terra ou outros elementos – nos tapetes, onde os pés são geralmente colocados. Assim, pode ser uma opção interessante ter um jogo de tapetes – dos mais baratos – só para estes dias. Quando a poeira baixar, bastará uma aspiração do interior e mudar os tapetes. Simples e eficaz.

O mesmo para os bancos. Os protetores de estofos ou as capas podem ajudar a manter os seus tecidos em bom estado da agressividade da areia. Recorde-se que a areia pode ajudar a desgastar superfícies pelo seu atrito.

Limpeza água vs. ar comprimido

Na limpeza, mesmo antes da lavagem, se puder e tiver acesso a um sistema de ar comprimido, opte por utilizá-lo entre os painéis da carroçaria, de forma a soltar areia que ainda esteja presa em áreas recônditas. Deste modo, as impurezas arenosas não se transformam em lixa para a pintura quando passar a esponja, evitando pequenos arranhões que, a pouco e pouco, vão deteriorando a pintura na sua generalidade.

Depois de retirada a areia (ou em alternativa), a solução mais simples é utilizar água sob pressão para devolver o brilho à carroçaria, a partir de uma qualquer mangueira com agulheta ou ponto de lavagem. Também não deve esfregar a chapa nesta fase, uma vez que podem restar um ou outro grão de areia e com a pressão de esponjas ou panos, arranhar a pintura.

As areias finas levadas pelo vento vão certamente alojar-se na parte inferior do veículo, o que aliado, por exemplo, à proximidade à água salgada do mar, pode acelerar o processo de corrosão de partes metálicas sem que as mesmas sejam evidentes. Assim, outra dica importante é limpar o veículo nas zonas inferiores – cavas das rodas, jantes e secção escondida do carro para retirar qualquer resquício de areia.

Dedique tempo às jantes

A fuligem que resulta do desgaste das pastilhas dos travões (o que vulgarmente se denomina por ferodo) e incontáveis detritos que saltam da estrada foram uma mistura espessa e muito resistente que adere às jantes. Com areia em abundância, esse cocktail torna-se ainda mais perigoso para aquele componente. Sem detergente específico é difícil retirar esta sujidade tão entranhada. Aplique-o, mas deixe-o atuar apenas durante o tempo recomendado na embalagem, retirando-o com água abundante.

Atenção às escovas limpa-vidros

Os especialistas da MForce avisam que, com poeiras ou areia no ar, é recomendável limpar as escovas limpa vidros uma vez por semana.

Comece por colocá-las perpendiculares ao capot, de modo a poder chegar a todas as zonas. Em seguida, basta um pedaço de jornal ou um pano, por exemplo. Molhe o pano em água quente ou morna, com um pouco de detergente e proceda à limpeza das escovas limpa vidros, sem esquecer nenhuma das suas áreas. Repita o processo até que tudo esteja limpo. Certifique-se de que removeu os detritos mais antigos que podem endurecer e riscar o para-brisas do automóvel.

Verifique os filtros de ar

Depois de vários dias exposto e a funcionar durante este fenómeno raro, é muito provável que o pó fino trazido do deserto se tenha depositado nos filtros de ar do seu automóvel-

No caso do filtro de ar de admissão do motor, limpá-lo será mais que suficiente, algo que podemos fazer sozinhos, por exemplo usando ar pressurizado. Contudo, se este componente estiver demasiado sujo, o ideal é mesmo avançar para a sua substituição, pois o baixo custo da peça não justifica que arrisque o bom funcionamento daquele sistema.

Também os filtros da ventilação e da climatização do habitáculo devem ser limpos ou mesmo substituídos, uma vez que este pó é nocivo para a saúde.

Painel de bordo à lupa

As grelhas de ventilação, ranhuras, frestas e outras reentrâncias no tablier e encaixes do painel de instrumentos são autênticos ninhos de pó. Para removê-lo, utilizar o aspirador, que é sempre a melhor opção, porque engole a sujidade em vez de sacudi-la. Todavia, resíduos infiltrados só podem ser limpos devidamente com a ajuda de um pincel. O pano só em superfícies impecavelmente limpas, para evitar riscos.