As regiões de Porto, Algarve e Lisboa são aquelas em que se verificam maior quantidade de furtos e ataques a veículo, de acordo com um estudo da HelloSafe Portugal, que recolheu e analisou os dados dos últimos dez anos – cerca de 70% de todos os ataques a veículos do país ocorreram naquelas três regiões.

Tendo em conta a taxa média por habitante, as sub-regiões do Porto, Algarve e Lisboa registaram o maior número de furtos de veículos ou ataques a veículos nos últimos dez anos. Estes três locais concentram sete em cada dez desses crimes em Portugal.

No Porto, local com a maior incidência do país, a taxa média a cada de ataques a veículos a cada 100 mil habitantes é de 580. Na segunda posição surge o Algarve, com 451, com Lisboa a surgir na terceira posição, com 439. Isto significa que se deixar o seu veículo estacionado nestas regiões, as hipóteses de regressar e de não estar lá, ser danificado ou ter alguma parte roubada, são muito maiores.

Estes valores não representam, no entanto, o número total de ocorrências declaradas, uma vez que diferem da taxa de incidência por via da população de cada região. Ou seja, por exemplo, o Porto tem 100.742 ocorrências, mas atendendo a que tem uma densidade populacional inferior à de Lisboa, que tem 125.892 relatos de ataques a veículos, figura no primeiro lugar. Situação semelhante acontece com o Algarve, onde a população é bastante inferior, mas em proporção média por 100 mil habitantes fica com o segundo lugar.

No sentido oposto, as regiões da Madeira, Douro (que não o Porto) e Beiras e Serra da Estrela são as que apresentam menores probabilidades de veículos levados ou danificados por bandidos. A Ainda que não seja a região com a menor quantidade de registos de furto de veículos ou em veículos, quando calculada a taxa em relação à população, a Madeira apresenta a menor incidência por 100 mil habitantes, o que a torna a mais segura de Portugal a este respeito. Surgem depois as sub-regiões de Douro e Beiras e Serra da Estrela.

Portugal com 36 veículos atacados por dia

A HelloSafe Portugal também apresentou dados europeus relativos aos últimos dez anos, com Portugal a ter 113.633 veículos furtados e 17.839 roubados (um total de 131.472). Isso significa uma média de 36 por dia, ou então, que a cada 40 minutos um automóvel foi levado por bandidos no país.

No ranking dos países da Europa, onde classificamos a taxa de roubo por 100 mil habitantes, Portugal aparece na 11ª posição, atrás da Finlândia, enquanto a Itália, com 280 é a líder desta lista pouco honrosa, seguida da República Checa, com 271.

O que fazer se o seu carro ou um objeto dele foi levado?

Se o seu carro ou uma parte dele foi furtada ou roubada, o primeiro passo a tomar é contactar a polícia para denunciar o crime. Forneça o máximo de informações possíveis, incluindo a data e local do fato, as características do veículo ou do objecto, além de qualquer outro detalhe relevante.

Somente depois de relatar o crime à polícia, deverá contactar a sua seguradora para verificar se o seguro cobre este tipo de situação e seguir as instruções para fazer a reclamação. A apólice que tiver contratada irá deverá dar, desde logo, bons indicadores quanto à possibilidade de cobertura pelo seguro.