Nos dias mais frios, há uma tendência para mecanismos não funcionarem tão bem como quando a temperatura está normal. Com automóveis, sempre ouviu dizer que é preciso ficar alguns minutos a aquecer o motor, caso contrário este arrisca-se a não fazer bem a fazer a lubrificação pois o óleo vai estar mais viscoso, ou simplesmente a parar por não carburar bem. Só que, afinal, não é preciso aquecer o motor.

Se ainda for dono de um automóvel velho, construído nos anos 70 e 80, sem dúvida vai necessitar de aquecer o motor. Mas desde os anos 90 que avanços que na construção dos motores, com materiais mais resistentes e menos folgas no fabrico e montagem tornam certas peças imunes ao frio normal. Além disso, todos os carros novos desde os anos 90 têm sistemas de injeção para levar o combustível aos cilindros, por isso não precisam de “carburar bem”, pois não têm carburadores.

Se precisar de aquecer alguma coisa, não necessita de mais de um minuto, para garantir que o óleo está líquido. No entanto, o melhor é começar mesmo a circular, pois o motor e o óleo chegam mais depressa à temperatura ideal se estiverem a ser usados normalmente, e isso não vai acontecer se simplesmente estiver parado a queimar combustível.

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