Tendo sulcos na banda de rolamento, os pneus podem apanhar pequenas pedras ou, pior ainda, pregos. Em ambos os casos, produz-se um ruído característico durante a viagem, repetitivo com cada rotação do pneu, pelo que caso oiça algum barulho estranho enquanto conduz que resulte do próprio contacto do pneu com o asfalto, faça uma inspeção visual dos mesmos.
Atenção ao sensor de pressão
Nos carros mais recentes, o sensor de pressão de ar nos pneus (TPMS) é obrigatório, pelo que caso tenha um prego ou furo lento é provável que o primeiro indicador seja dado pelo próprio sistema, que alerta o condutor para um nível de ar nos pneus mais baixo do que o normal. Pare o veículo quando possível e inspecione os pneus... Por vezes, o TPMS faz leituras erróneas. Seja como for, vá verificando a pressão dos pneus, como se vê na foto.
Não lhe mexa
Caso encontre um prego ou parafuso cravado no pneu, a primeira regra é... não lhe tocar. Uma vez que o mesmo está cravado, embora seja um corpo estranho, está a tapar o buraco e a impedir que o ar se escape, permitindo que o pneu mantenha a sua capacidade 'rolante'. Mexer-lhe poderá causar o esvaziamento rápido ou aumentar o perigo de rebentamento.
Seja moderado
Com o prego alojado, evite velocidades muito elevadas e evite trajetos muito longos. Quanto mais tempo o prego está cravado e com as rotações do pneu, mais estragos poderá causar. Um eventual embate com mais força num buraco ou pedra poderá causar o seu rebentamento definitivo, pelo que se exige contenção na condução e...
…Caminho para a oficina
Detetado o prego e não lhe mexendo, o passo seguinte é dirigir-se a uma oficina especializada em reparação de pneus. Apenas a ajuda profissional poderá reparar de forma eficaz um eventual furo ou alertá-lo para o caso de o problema não poder ser solucionado através de uma reparação. Dependendo da severidade do estrago e do local, o pneu pode não ter reparação.
Custo acessível
A reparação de um pneu com um furo é relativamente acessível em termos de custo. Uma casa de pneus poderá fazê-lo por valores entre os 8 e os 15 euros, dependendo da situação e dos preçários de cada oficina. Mais dispendiosa é certamente a substituição completa do pneu.
No Motor24 já por diversas vezes abordámos a temática dos pneus e a sua importância para a segurança dos automobilistas. Sendo o único elemento do veículo que está em contacto com o piso – seja asfalto ou terra batida – o pneu desempenha, portanto, um papel fundamental no capítulo da segurança e um dos aspetos que é muitas vezes descurado é o de ‘viajantes’ indesejados na sua superfície.
Referimo-nos, naturalmente, a pregos ou parafusos que possam ficar alojados na banda de rolamento do pneu e que podem representar um perigo para os ocupantes do veículo. Saiba como detetar a eventual presença de um prego no pneu e o que fazer caso encontre um cravado.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.