É fundamental manter o veículo apto a servir numa época particularmente agressiva para alguns componentes mecânicos. E é antes de começar a verdadeira época do frio, que o automóvel se prepara para todos os imprevistos. Saiba por onde começar!

Com o aproximar do final do ano, é altura de perceber que automóvel também irá sofrer com os rigores do inverno que se avizinha. Os especialistas sugerem a verificação atenta do estado dos componentes mais expostos do veículo, embora não sejam apenas estes que mais sofrem com o frio intenso: as mecânicas e todos os sistemas que as fazem funcionar pedem também cuidados redobrados.

Dicas para poupar a bateria

Está provado que as baterias “tremem” à medida que os termómetros descem aos zero graus, perdendo mesmo parte da sua capacidade. Embora, em Portugal, o mercúrio do termómetro não desça sempre a valores tão baixos, fica o alerta: se o líquido que a bateria contém atinge temperaturas perto do ponto de congelação a eficiência desta reduz-se a praticamente metade. E, sobretudo para quem não pode guardar o automóvel durante a noite numa garagem, é importante restringir a utilização de todos os consumidores de energia, principalmente com o motor a funcionar a frio.

Outra regra de ouro: respeitar o tempo de ação do sistema de pré-aquecimento dos motores Diesel. Evitar fazer trajetos curtos frequentes e tentar não esforçar o motor antes de atingir a temperatura ideal de funcionamento (5 a 10 minutos, de acordo com a temperatura exterior).

No caso de a bateria descarregar, não teime na tentativa de ignição, porque estará a afetar gravemente o motor de arranque.

Mas há mais componentes que deve observar corretamente, percorra a galeria com os pontos a verificar para garantir que passa um inverno tranquilo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.