Quais as consequências de “queimar” um sinal vermelho num semáforo?

07/06/2022

Avançar com o sinal vermelho é uma contraordenação muito grave. E as consequências para a carta de condução e para a carteira não o são menos, como explica a Contesta Multas, da CRS Advogados, nesta parceria com o Motor 24.

Poucos – ou, porventura, nenhum – condutor se poderá gabar de nunca ter “queimado” um sinal vermelho num semáforo. Mas esta infração tão comum e perigosa é considerada pelo Código da Estrada (CE) como uma “contraordenação muito grave e com razão”, segundo explica a Contesta Multas ao Motor 24.

“A violação desta regra do CE pode ter graves consequências, e, por isso, a aplicação de uma coima entre 74,82 e 374,10 euros, a possibilidade de ficar inibido de conduzir por um período entre dois meses a dois anos e a perda de quatro pontos na carta de condução. [artigos 146º, al. l), 147º, n.º 2 e 148º, n.º 1 al. b) CE”, esclarece.

“Porém”, acrescenta a Contesta Multas, “pode haver situações que justifiquem esse comportamento e, por isso, uma contestação devidamente fundamentada e legítima, poderá evitar as sanções e a coima acima descritas”.