M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
São peças relativamente baratas e fáceis de mudar, e ainda assim correm o risco de ser ignoradas por muitos proprietários. Mas os filtros são das peças mais importantes do carro, por isso devem ser trocadas sempre que for à revisão. Caso contrário, corre o risco de deixar que uma simples peça que só lhe custa dez euros e pode ser comprada em qualquer loja de peças automóveis avarie e deixe imóvel um carro que custou 30 ou 40 mil euros.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A maior parte dos filtros de um carro encontram-se em várias zonas do automóvel que estão em contacto com o motor, pelo que a sua manutenção regular é importante. Geralmente, deve proceder-se à sua troca a cada revisão, como o filtro de óleo, aquele que toda a gente conhece porque é aquele de que o seu mecânico lhe fala mais vezes, e que garante que não há impurezas na lubrificação. Mas o filtro de ar também necessita de um cuidado semelhante, pois é este ar que garante a queima do combustível dentro dos cilindros.

O filtro de combustível, por seu lado, já pode ser tratado a cada duas revisões, embora essa troca possa ser feita ao mesmo intervalo dos outros filtros. O filtro do sistema de ventilação e do ar condicionado é menos importante, pois o carro não vai ficar parado se não foi trocado mas a falta de cuidado afeta o conforto do seu automóvel. Por isso, o ideal mesmo é fazer as trocas de filtros sempre nas datas e distâncias indicadas pelo fabricante, e nunca deixar passar este prazos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.