Quantas vezes estava a conduzir, com a agulha do depósito perto do vazio, e de repente acende-se a luz de reserva? Muitas vezes, sem dúvida, para depois dirigir-se o mais depressa possível à estação de combustível mais próxima. Afinal, o carro vai ficar sem gasolina a qualquer momento e a seguir só de jerrican ou de reboque

Na verdade, ainda pode fazer alguns quilómetros com alguma segurança. Na galeria de fotografias, pode ver quanto alguns automóveis à venda em Portugal fazem na reserva. O valor é indicativo, não absoluto, e vai depender do seu tipo de condução. Também depende de quando a luzinha foi programada para ser ligada, o que pode variar entre um litro e meio e cinco litros.

Mesmo podendo fazer 20 ou 30 km sem se preocupar com que o carro pare, o ideal é não esperar muito para se deslocar à estação mais próxima. Quanto mais vazio fica o depósito, mais hipóteses tem motor começar a utilizar resíduos acumulados no fundo do tanque, que podem danificar os injetores e os cilindros, e a conta da reparação não vai ser nada barata.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.