A ampliação da rede de radares em Portugal e o reforço da fiscalização estão a resultar num aumento de receitas para o Estado, tendo já arrecadado 30.8 milhões de euros em multas decorrentes de contraordenações em apenas quatro meses deste ano

As receitas decorrentes das multas de trânsito estão a aumentar em 2023, com o Estado a conseguir arrecadar já 30.8 milhões de euros por violações ao Código da Estrada entre janeiro e final de abril, de acordo com uma informação partilhada hoje pelo Correio da Manhã, que analisou o boletim de execução orçamental.

Face a igual período do ano passado, o aumento é superior a 26%, com o valor obtido em 2022 a ser de 24.3 milhões de euros.

Este aumento vem no mesmo sentido do valor inscrito pelo Governo no último Orçamento do Estado para 2023, que previa um valor total de 135.8 milhões de euros decorrentes das contraordenações de trânsito.

As multas por excesso de velocidade e por utilização do telemóvel durante a condução continuam a ser as que mais são registadas em Portugal.