Reconheça um problema do seu carro pela cor do fumo do escape

08/03/2023

Sinais de fumo: Dependendo da cor e da espessura, o fumo do tubo de escape pode ser um alerta de um possível problema mecânico!

Ter problemas mecânicos quando se está em viagem é um dos principais receios dos condutores e grande incómodo para todos. Por isso, há que estar atento aos indícios de que algo não está bem, alguns mais visíveis do que outros. Agora, dizemos-lhe como deve interpretar os ‘sinais de fumo’ que o seu carro lhe envia.

O tubo de escape serve para libertar as emissões poluentes produzidas pelo motor, mas quando em excesso e com cores muito óbvias revela problemas ‘a bordo’. Por exemplo, um veículo que emita muito fumo branco pelo escape e em que o líquido de refrigeração desaparece depressa pode ser sinal de complicações na junta da cabeça do motor. Fumo de tonalidade azul implica problema semelhante, mas com o óleo, que pode estar a ser queimado no processo de combustão. Muita gente opta apenas por restabelecer os níveis dos respetivos líquidos, mas quanto mais arrasta o problema, mais grave será.

Fumo branco, que avarias pode indicar?
Provavelmente, deve-se à acumulação de óleo ou gasolina no sistema de escape, mas nem todo o fumo branco é sintoma de problemas graves. O fumo branco em pouca quantidade pode ser normal ao ligar o motor, sobretudo no inverno. Quando é preocupante?

Normalmente, quando sai fumo branco do tubo de escape e o motor está frio deve-se a um desajuste no sistema de injeção de combustível. “Este fumo branco é, na realidade, vapor de gasóleo que se produz se a bomba injeta o combustível demasiado cedo ou demasiado tarde. Nos automóveis com bomba injetora, o fumo branco significa que a câmara de combustão está muito fria e pode ter algum pré-aquecedor em mau estado”, explicam os especialistas da Goodyear.

Num veículo com motor a gasolina, uma quantidade pequena de fumo branco a frio pode significar apenas que se acumulou condensação no interior do sistema de escape. E se a nuvem se dissipa quando o carro inicia a marcha, provavelmente estará tudo bem com o seu carro.

Já o fumo branco persistente com o carro em marcha, e já com o motor quente, é o resultado provável de um vazamento do líquido refrigerante ou pior.

Se o fumo não é muito espesso, pode indicar um problema de refrigeração: parte do anticongelante entra no cilindro e mistura-se com o combustível. A densidade deste tipo de fumo acompanhado de falhas de temperatura pode significar que a junta da cabeça poderá estar afetada.

Se o fumo branco é muito denso durante a marcha, tanto num carro Diesel como a gasolina, é provável que seja sintoma de uma falha no bloco do motor ou na tampa do cilindro. Conduza para a oficina o quanto antes.

Negro, azul ou amarelo, o que significa o fumo com estas cores?
O fumo negro não tem mistério. Especialmente em motores a gasóleo, indica uma má mistura de combustão. Isto pode estar relacionado com a falta de oxigénio ou o excesso de combustível na mesma. Geralmente relaciona-se com uma avaria da válvula EGR, com filtros demasiado sujos ou uma falha no sistema de injeção.

Caso o fumo seja cinzento, os problemas podem ser vários, como por exemplo que se está a queimar óleo, como no caso do fumo azul. Também nos pode avisar de que o turbo-compressor tem problemas ou que o sistema de ventilação funciona mal, pelo que o melhor será fazer uma visita à oficina, sugerem os especialistas da Vulco.

Já o fumo azul, normalmente acompanhado por um cheiro forte, indica que o carro está a queimar óleo, com várias causas prováveis. Nos motores mais modernos, a causa mais comum é uma avaria no turbo. Mas a queima de óleo também pode ser sinal de desgaste dos segmentos, acompanhada da perda de compressão e de potência.

Nos motores Diesel, a passagem de óleo para a câmara de combustão pode iniciar um fenómeno de autocombustão. Situação perigosa que pode ter origem numa avaria do medidor de fluxo, falhas nos sistemas de injeção e de alimentação ou a simples acumulação fuligem em excesso no motor.

Muito menos comum, o fumo de cor verde indica normalmente que o motor está a queimar líquido da direção assistida, proveniente de uma fuga naquele sistema.