Mesmo que não seja uma ciência exata, existem alguns truques que deve conhecer no momento em que decidir colocar à venda o seu automóvel na Internet. Um deles, apontado como muito relevante pela Wizzle, plataforma britânica para a venda de veículos usados, é o momento em que coloca o carro à venda. De acordo com aquela companhia, existem dias mais adequados para vender o seu carro online: segunda e terça-feira.

Isto porque os potenciais compradores (sejam particulares ou de concessionários) estão, geralmente, muito interessados nas novidades que surgem no início de cada semana. Uma prova disso é que os concessionários fazem três vezes mais ofertas a uma segunda-feira do que nos restantes dias da semana.

De igual forma, os dados obtidos por aquela entidade revelam que os concessionários estão até 20% mais interessados em pesquisar por carros para venda nos dois primeiros dias da semana do que em qualquer outro dia seguinte, sendo que a partir do meio da semana existe um decréscimo na pesquisa online à quarta-feira, aumentando depois novamente, de forma gradual, até sexta-feira.

Fim de semana é período ‘proibido’

Por outro lado, os proprietários que queiram vender o seu carro, devem evitar o fim de semana para o colocar à venda, já que este é um período de baixa atividade online, com apenas 18% das ofertas a surgirem nestes dois dias de semana. Muitos dos vendedores privados também optam por não esperar muito tempo por uma oferta com números maiores, assim que se apercebem que existe algum ‘buzz’, ou seja, interesse pelo seu carro, vendendo-o ao cabo de dois ou três dias.

Para Sébastien Duval, fundador da Wizzle, este número vem mostrar que “os consumidores devem colocar o seu carro online à venda à segunda ou terça-feira para beneficiar de toda a atenção concentrada no seu carro” e que os vendedores “não esperam usualmente por um preço maior assim que percebem que existe um interesse forte nos seus carros”.

Outros conselhos

De resto, existe ainda uma panóplia de conselhos que se podem utilizar, sendo que um deles é apresentar sempre o seu carro o mais reluzente e limpo possível. Naturalmente, fotografias com um modelo com aspeto luminoso e sem pó aumentam o interesse e a noção de que tem o máximo cuidado com o seu carro, mesmo que nem sempre seja esse o caso. O interior limpo é também um ponto extra em qualquer automóvel.

Obviamente, que é importante ajustar o preço ao valor real do automóvel. Relembre que, mesmo que o seu automóvel lhe tenha custado 45.000 euros há oito anos atrás, existiu uma depreciação do seu valor ao longo dos anos, a que há que acrescentar ainda a quilometragem efetuada e o estado geral.