Sabia que pode ser multado por circular com o vidro do para-brisas partido?

19/12/2022

Circular com um para-brisas partido prejudica a visibilidade e coloca a segurança rodoviária em causa. Mas também pode implicar multas, como recorda a Carglass…

Basta uma pequena pedra ou gravilha, projetada de outro veículo, para partir o vidro do para-brisas. Nem é preciso que o estrago seja muito grande ou visível. Mas os efeitos são nefastos e perigosos. E podem levar a multas, também.

“Quando não é um dano de maior proporção, uma pequena fissura no vidro pode não parecer nada de mais. No entanto, pode apresentar mais perigos do que aqueles que imagina”, começa por explicar a Carglass. “Seja qual for a dimensão do dano no seu vidro, mesmo que seja quase imperceptível, já é o suficiente para colocar em causa a estabilidade de todo o vidro, colocando assim também em causa a sua segurança enquanto conduz e a dos restantes passageiros. Aliado a isto, há um pormenor bastante importante: conduzir com o para-brisas do carro partido dá direito a multa”, acrescenta a mesma fonte.

Quanto é a coima?

Segundo o artigo 22.° do Regulamento ao Código da Estrada (CE), “os para-brisas dos automóveis ligeiros e pesados serão constituídos por vidros inquebráveis ou inestilhaçáveis, não susceptíveis de provocar deformações dos objetos vistos por transparência”, recorda a Carglass.

No caso de ser mandado parar, seja por ter o vidro danificado ou por qualquer outro motivo, mas que no local o agente observe a fissura no vidro, cabe-lhe a ele classificar se esse dano é o suficiente para originar “deformações dos objetos vistos por transparência”, sublinha a Carglass.

A multa aplicada caso tenha o seu vidro para-brisas partido, situa-se entre os 99,76 e os 249,40 euros.

Não é aconselhável conduzir com o para-brisas partido, seja tanto por questões de segurança como para evitar a multa aplicada ao vidro partido. “Se se encontra nesta situação, o primeiro passo é contactar uma marca especialista na reparação ou substituição do vidro. É essencial colocar o vidro do seu carro nas mãos de um especialista, pois só este saberá avaliar a gravidade da fissura e dizer se é possível reparar o seu para brisas partido ou se será necessária a substituição”, aconselha a Carglass no mesmo comunicado.

“Ainda, é importante certificar-se de que os seus vidros estão em perfeitas condições, caso a inspeção do seu automóvel esteja para breve. Caso contrário, poderá reprovar na inspeção automóvel”, diz. “Caso o seu seguro tenha cobertura de quebra isolada de vidros, na Carglass temos uma ampla rede de mediação e dispomos de acordos com todas as seguradoras no mercado. Deste modo, tratamos de toda a burocracia e processo por si, junto da sua companhia de seguros”, afirma.