Publicidade Continue a leitura a seguir

Saiba como usar o seu carro para reduzir os gastos do mês

Publicidade Continue a leitura a seguir

Combustível, portagens, estacionamento, além de todos os outros gastos associados à propriedade ou à manutenção, o automóvel representa uma parte importante do orçamento do mês para muitas famílias. Use-o para poupar.

Cumprir as revisões periódicas e moderar o uso do acelerador são regras básicas para evitar despesas desnecessárias com a mecânica ou em multas de excesso de velocidade, mas há um conjunto de pequenos gestos que vão ajudar a tornar cada viagem de automóvel mais eficiente, o que se traduz em poupança e pode fazer a diferença no final de cada mês.

  1. Ateste o depósito

Pode parecer contraditório, falar de poupança e ao mesmo tempo sugerir que se desloque à bomba para investir várias dezenas de euros de uma vez para encher o depósito de combustível. O que acontece é que, assim, vai fazer menos viagens até à estação de serviço ao longo do mês. Está a poupar tempo e também combustível.

  1. Escolha combustíveis aditivados

Outra sugestão que pode parecer-lhe dúbia, mas a verdade é que ao serem utilizados de forma regular estes combustíveis não só previnem problemas mecânicos, como melhoram o desempenho do motor e permitem reduzir o consumo. A esmagadora maioria das gasolineiras tem dias de campanhas com descontos nestes combustíveis, mantenha-se informado.

  1. Feche as janelas

A alta velocidade, o ar que entra pelas janelas aumenta o arrasto do carro ao interromper o fluxo aerodinâmico (lembre-se que tudo nas linhas do carro foi pensado para obter um determinado efeito aerodinâmico), obrigando a um maior esforço do motor, logo a um maior consumo de combustível.

  1. Ar condicionado

O ar condicionado é inimigo dos consumos baixos, mas, como vimos, é importante que não circule de janelas abertas a velocidades cruzeiro mais elevadas, pois estará a penalizar muito a eficiência aerodinâmica do carro. Fazendo uma gestão inteligente do sistema de ar condicionado do carro podemos atingir uma poupança na ordem dos 10 a 20%.

  1. Na oficina a tempo e horas

Se não tiver o cuidado de respeitar os períodos recomendados pelo fabricante para manutenção, dificilmente conseguirá manter a boa saúde do motor o que invariavelmente resulta em consumos desnecessários. Não adie a ida à oficina.

  1. A pressão certa

Os pneus em mau estado reduzem a eficiência de rolamento, obrigando a um maior esforço do motor, mas o simples facto de circular com a pressão errada é o suficiente para aumentar os consumos de combustível. A pressão correta dos pneus também evita o aumento da resistência ao rolamento, favorecendo o rolamento e minimizando o esforço investido. Uma pressão reduzida tem o efeito contrário, aumenta a resistência ao rolamento, pois aumenta a superfície ótima de contato do pneu com o veículo e, com isso, o gasto de combustível é maior.

  1. Reaprenda a conduzir

Saber controlar a caixa de velocidades corretamente implica ter a noção de que a primeira serve apenas para por a viatura em movimento e que, percorridos alguns metros, convém meter a segunda. Se “esticar” muito as rotações do motor e não fizer a passagem de caixa no tempo ideal, aumenta o consumo. Muitos dos novos modelos têm já um aviso que indica quando deve fazer a passagem de caixa.

O regime ideal de funcionamento para motores Diesel está entre as 2500-3000 rpm; 3000 rpm nas mecânicas a gasolina. É esta a referência que não quer perder de vista, com a ajuda da caixa de velocidade. Engrenar uma mudança mais elevada sempre que se justifique.

Uma condução ‘nervosa’ em cidade pode provocar aumento de até 30% no consumo médio de combustível

  1. Trave com o motor

Sempre que possível antecipe as travagens no trânsito, deixando o veículo rolar antes de parar nos semáforos ou usando o travão motor para desacelerar gradualmente. Dessa forma, o consumo do veículo é reduzido em até 2%! E, quando travar, vai acabar por ser mais suave, não desgastando tanto as pastilhas de travão.

Em estrada aberta, a velocidade deve ser moderada, tendo em conta que, acima dos 100 km/h, cada 10 km/h equivalem a uma redução de 10% na eficiência do consumo.

  1. Faça você mesmo

Deixe a mecânica respirar. Este elemento em boas condições garante que o ar que entra na admissão do motor está limpo. O motor funcionará mais suavemente, com menos esforço e, consequentemente, o consumo será reduzido.

  1. Poupe no peso

Suprimir peso desnecessário. Por cada 100 kg a mais, o consumo de combustível sobe, no mínimo, 2%.