Em Portugal, o clima é ameno e a utilização de correntes nos pneus não é muito frequente. Mas porque já não sabemos bem o que esperar da meteorologia nos dias que correm, se vai para uma zona onde poderá nevar mais vale prevenir do que remediar!

Obrigatórias em certas estradas quando o piso está gelado ou coberto de neve, as correntes para a neve são o acessório que não pode dispensar para garantir a motricidade e a estabilidade do seu automóvel.

Estão disponíveis por preços desde os 50 euros nas lojas de acessórios. Antes de as comprar, confirme que são adaptadas às caraterísticas do seu veículo, bem como às dimensões dos pneus que equipam. Na seleção deste tipo de equipamento prefira os que apresentam “malha” composta por mais elementos. Quantos mais elos na superfície de contacto, mais eficácia. É fundamental que desenvolva alguma prática na colocação deste equipamento, acredite que parece mais fácil quando o faz no quentinho da sua garagem… Pode treinar usando a roda de substituição.

Quando chegar a hora de colocar à prova os seus dotes, facilite a tarefa, colocando primeiro a peça no chão a cerca de meio metro das rodas e avance o veículo sobre as correntes. Depois termine a sua colocação. As correntes são para retirar dos pneumáticos assim que começar a circular em asfalto sem neve.

Como conduzir com correntes

As correntes para a neve devem estar colocadas nas rodas motrizes, no trem dianteiro ou traseiro, dependendo do tipo de automóvel que conduz. No veículo de tração integral deverá colocar este equipamento deve ser colocado no eixo da frente, que assegura tração e direccionalidade. Uma vez colocadas as correntes, avance cerca de 30 metros e pare novamente a viatura. Volte a apertar cada uma das correntes, antes de retomar a marcha. Se tiver tensores de autobloqueamento, não precisa de parar o carro várias vezes para as fixar.

As autoridades sublinham a importância de manter velocidades inferiores a 30 km/h, evitando acelerações e travagens bruscas.

Manutenção

As correntes para os pneumáticos não exigem grandes cuidados, mas após o uso deste equipamento é aconselhável lavá-lo com água e deixar secar à temperatura ambiente antes de as guardar na respetiva caixa.