Uma manutenção cuidada fará milagres pela longevidade do seu automóvel, não devendo descurar os cuidados regulares ‘caseiros’ que não levam mais do que alguns minutos e o vão ajudar a prevenir o desgaste da mecânica.

Verificar o estado o estado de conservação ou a pressão dos pneus não demora mais do que cinco minutos. E ainda mais simples é, por exemplo, confirmar o nível do óleo do motor. Meta mãos à obra!

Pneus

Tente controlar a pressão dos pneus a cada 15 dias. Circular baixa pressão nos pneus danifica os flancos, reduz a sua vida útil e aumenta as probabilidades de furar. Perca também uns minutos a lubrificar as porcas para evitar o aparecimento de ferrugem.

Óleo do motor

A falta de manutenção e cuidados estão na origem da maior parte dos problemas mecânicos. Regra de ouro: controlar o nível de óleo do motor duas vezes por mês, cumprindo sempre as especificações de fábrica na hora de escolher o líquido lubrificante.

Travões

O mau estado dos travões é, na sua maioria, denunciado por ligeiros sinais provenientes do pedal, que normalmente nos “apontam” o caminho da oficina mais próxima. Na travagem, um chiar ou um estremecer debaixo do pé, avisam que a coisa não está famosa. Normalmente, pastilhas gastas, mas existem outros problemas que podem ser igualmente complexos, como o óleo dos travões em mau estado. Mude o óleo dos travões de 2 em 2 anos.

Luzes

Dois minutos são o suficiente para testar o funcionamento dos grupos ótico do seu automóvel. Havendo ‘falhas’, embora os sistemas de iluminação dos carros sejam diferentes, o manual de instruções explica os passos necessários para trocar as lâmpadas.

Líquido

O líquido de arrefecimento do motor pode ser verificado em casa, basta ver se está no nível correto. Caso não esteja na medida indicada, basta completar seguindo o manual de uso do produto.

Limpa vidros

As escovas do limpa para-brisas, encontram-se a preços acessíveis nas lojas de acessórios. Troque-as com regularidade. Escovas gastas ou muito sujas podem riscar o vidro. Para funcionamento mais eficaz deste sistema de limpeza, use líquido específico, em vez de água da torneira.

No vídeo do CarThrottle, a versão resumida para proprietários mais preguiçosos…