A questão já terá passado pela cabeça de muitos dos condutores que usam óculos na prática da condução: será que representam um perigo em caso de acionamento dos airbags? A crença popular baseia-se na ideia de que sendo o airbag uma espécie de almofada que se enche de forma muito rápida em caso de acidente, a utilização de óculos no condutor ou passageiro poderia ser perigosa ao tocar com a cara na superfície do airbag.

Contudo, a realidade dita que o airbag é perfeitamente seguro. De acordo com um estudo da Fundación Mapfre, em Espanha, o airbag é um sistema de segurança perfeitamente seguro, mesmo para quem utiliza óculos.

O desencadeamento do sistema de airbags decorre num período que ronda os 80 milésimos de segundo, atingindo um ponto máximo do enchimento para suportar a cabeça do ocupante, perdendo depois o ar no interior gradualmente. Em conjunção com o cinto de segurança, que permite manter o corpo do ocupante preso ao banco, é um sistema de segurança fundamental nos carros modernos.

Assim, o mito de que os óculos poderiam ser perigosos na eventualidade de acionamento do airbag ganhou alguma força. Mas não é realista. Os dados da Mapfre indicam que a probabilidade de sofrer lesões oculares é praticamente nula pelo acionamento do airbag.

Contudo, uma pequena possibilidade de lesões ligeiras ocorre, sim, quando não é mantida uma distância adequada de cerca de 45 cm ao volante, uma vez que o impacto da cara contra o airbag é feito de forma mais rápida e não existe uma distância apropriada para que o sistema de segurança cumpra a sua missão com a total garantia. Seja como for, é menos danoso o embate do rosto no airbag do que no volante, que teria um potencial de problemas maior.

Um outro estudo, este dos Archives of Ophthalmology, que analisou 22.236 acidentes, indica que a utilização de óculos não constitui um perigo ou risco para os seus portadores em caso de acidente e de acionamento do airbag.