Sete jogos para entreter crianças em viagens

O objetivo é reduzir o número de vezes que as questões “Quando é que chegamos?” e “Falta muito?” são colocadas em cada viagem.

Na era do entretenimento digital não faltam tablets, telemóveis e outros ecrãs convenientemente integrados na traseira dos bancos para distrair os mais pequenos. São tábuas de salvação, sobretudo para longos trajetos.  Para os mais avessos às novas tecnologias, ou para os que acreditam que as horas passadas dentro do carro devem ser convertidas em tempo de qualidade em família, sugerimos atividades mais clássicas, educativas e capazes de distrair as crianças mais impacientes.

1. Jogo do abecedário

Este é dos mais populares. Escolhe-se um tema. Países, nomes próprios ou outro qualquer. Começando pela primeira letra do alfabeto, faz-se uma ronda por todos os participantes até que o primeiro não se lembre de uma palavra começada pela letra em jogo. Passa-se à letra seguinte e por aí afora.

2. Se eu fosse

Cada pessoa escolhe uma personagem/pessoa. O jogo consiste em tentar adivinhar a personagem de cada jogador através da sua identificação com várias categorias. Por exemplo, se fosse um carro, que carro seria? Se fosse uma cor, qual seria?

3. Marcas e logos

Este jogo é um clássico. Consiste em adivinhar a marca dos automóveis que passam. É uma forma simples de estimular o conhecimento e a paixão pelos carros.

4. Jogo das matrículas

Este tem variáveis mas qualquer uma é boa para passar o tempo. Podem contar-se as matrículas que tenham determinado número, ou dizer palavras começadas pelas letras identificadas na placa do carro que segue à frente.

5. O que eu vejo

Se a viagem gozar de uma paisagem rica em elementos escolha um e vá dando pistas para que as pequenas mentes que seguem nos bancos de trás se mantenham focadas e divertidas a tentarem descobrir o que escolheu!

6. Jogo das cores

Cada jogador escolhe uma cor e à medida que os carros passam em sentido contrário, cada vez que passa um carro da cor escolhida, essa pessoa conquista um ponto. Para os mais novinhos também funciona perguntar-lhes de que cor é o carro que está a passar.

7. Era uma vez

A criatividade é posta à prova com este jogo. Uma pessoa dá início à história com um “Era uma vez uma casa (por exemplo)”. O jogador seguinte deve dar continuidade à narrativa com uma nova frase que inclua outro elemento da paisagem. Esta é uma ótima atividade para puxar pela imaginação e entreter os espíritos mais inquietos.