Testes Euro NCAP: saiba quais os modelos mais seguros

26/09/2018

O Euro NCAP divulgou as classificações de segurança de quatro novos modelos: Audi A6, Volkswagen Touareg, Ford Tourneo Connect e o Suzuki Jimny.

Tanto o Audi A6 como o Volkswagen Touareg obtiveram uma classificação máxima de cinco estrelas, ao passo que o Ford Tourneo Connect alcançou uma sólida classificação de quatro estrelas. Já o novo Suzuki Jimny conseguiu somente três estrelas.

O Audi A6 e o Volkswagen Touareg pontuam particularmente bem na proteção de utentes vulneráveis da via – vulgo peões, ciclistas e animais –, ao incluir os novos requisitos do Euro NCAP para a deteção de ciclistas, obtendo, respetivamente, 81 e 72% nessa classificação. De resto, ambos modelos do Grupo VW pontuam acima dos 84% na proteção de ocupantes (adultos e crianças) e mais que 75% no campo dos assistentes de segurança.

Já o furgão compacto Ford Tourneo Connect é uma versão atualizada do último veículo testado em 2013, tendo alcançado quatro estrelas para os requisitos de 2018. Este atualizado Tourneo Connect está equipado de série com AEB e assistente de faixa de rodagem – mesmo nas variantes comerciais –, fazendo com que se destaque face à concorrência neste segmento. Mesmo na proteção aos ocupantes, o Ford tem resultados muito satisfatórios, com 92 e 79%, respetivamente, para adultos e crianças.

Quanto ao Suzuki Jimny, obtém somente uma classificação de três estrelas. Isto deveu-se em grande parte à pontuação dada aos assistentes de segurança, com eficácia abaixo do esperado, assim como à proteção de peões. Em matéria de proteção de ocupantes, alcançou 73% para adultos e 84% para menores.

Para Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP, “no geral, estes últimos resultados demonstram que, à medida que os protocolos de teste da Euro NCAP evoluem e se tornam mais exigentes, uma classificação de 5 estrelas continua a ser um objetivo alcançável, embora desafiador para a indústria automóvel. É particularmente positivo que os fabricantes tenham um bom desempenho na avaliação de sistemas ​​de proteção a utentes vulneráveis, como o AEB para ciclistas. A Euro NCAP já testou seis modelos que apresentam esta tecnologia que salva vidas. Esses assistentes de condução são os pilares para a condução autónoma no futuro. É importante notar que, hoje, já oferecem benefícios de segurança tangíveis”, realçou van Ratingen.

Para ver todos os resultados, clique em www.euroncap.com

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.