A ingestão de frutas e legumes melhora a eficácia ao volante. E estes ainda podem dar uma ajuda na estética do veículo, removendo manchas e nódoas

Não será segredo para ninguém: comer frutas – e legumes, já agora – tem grandes benefícios para a saúde. O que muitos desconhecerão, porventura, é que as suas propriedades são particularmente positivas para melhorar as competências dos condutores… e ainda para garantir uma aparência muito mais “saudável” dos próprios automóveis. Tanto por dentro, como por fora. Ou não sejam as receitas caseiras, muitas vezes, a melhor forma de remover inestéticas manchas ou nódoas. Mas vamos por partes. Por gomos, ou fatias, se preferirem.

Condução ligeira…
Comecemos pelo condutor. Pelo seu estômago, mais concretamente. Um estômago cheio será sempre inimigo de uma condução atenta. Até porque convida ao sono. Substituir, por isso, refeições pesadas por fruta e legumes, antes de partir para a estrada, será sempre uma medida preventiva.
Para quem seja dado a tonturas e enjoos, seja ao volante, seja como ocupante, poderá optar, por exemplo, por comer uma banana ou um limão com mel, uma vez que ambos têm propriedades que combatem este tipo de sintomas.

Vantagens para o automóvel
As aplicações da fruta no “bem-estar” do automóvel são muitas. A forma mais comum? Como purificador de ar.
Frutos de marmelo ou casca de frutas, como laranja ou limão, servem para dar um cheiro agradável ao habitáculo. Mas existem outras utilidades mais invulgares. O vinagre de maçã, por exemplo, é um grande aliado para eliminar manchas.
Quando misturado com a água, em partes iguais, o resultado é uma solução que poderá ser aplicada nos pneus do veículo, acabando com as manchas causadas pelas pastilhas de travão.
Outra solução bastante eficaz é a água utilizada para cozer batatas e que serve para deixar as superfícies reluzentes.
Misturada com um pouco de vinagre, serve, na perfeição, para limpar a resina e excrementos de pássaros da carroçaria.

Indústria rendida
A indústria automóvel, de resto, há muito que se rendeu à utilização de determinadas frutas no desenvolvimento de novos projetos e soluções sustentáveis. Atualmente, as cascas de ananás e de banana são já utilizadas em novos materiais do veículo. Tudo graças à sua enorme resistência e elasticidade. Além disso, sendo biodegradáveis, o seu tratamento é muito mais ecológico do que outro tipo de plásticos. Também a casca do tomate é, hoje em dia, utilizada como forte substituto do plástico em vários mercados.