É uma condição muitas vezes ignorada, mas guiar em situações de ventos fortes exige algumas precauções especiais por parte de quem vai ao volante. Nos dias em que o vento sopra com maior intensidade, é importante reforçar a atenção, sobretudo se o mesmo vier acompanhado de chuva forte.

Não sendo um evento localizado ou exclusivo de um determinado local, o vento forte pode surgir em qualquer sítio e em qualquer momento, podendo causar estragos em propriedades e, claro, no veículo. Saiba o que pode fazer enquanto conduz para reduzir drasticamente as possibilidades de sofrer algum desaire com ‘ventanias’.

Saiba, também, o que refere o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) acerca da condução com vento forte:

“VENTO FORTE

O vento afecta a estabilidade do veículo, particularmente quando é muito forte e sopra lateralmente. O vento forte afecta os veículos, especialmente em zonas abertas de planície, zonas marítimas costeiras ou de montanha, e os veículos de caixa fechada e altas ou os que transportam cargas no tejadilho. É no atravessamento de pontes ou viadutos, em especial em vias de velocidade mais elevada ou auto-estradas, que se nota mais a influência do vento no comportamento dinâmico do veículo.

Alguns locais são mesmo assinalados com sinalização vertical que indica as zonas onde o vento forte com frequência afecta a estabilidade do veículo. Também a deslocação do ar causado pela passagem de veículos pesados em alta velocidade nas auto-estradas, provoca ventos laterais que afectam os veículos ligeiros mais leves. A força do ar provocada pelos veículos pesados, afecta em especial os ligeiros durante as ultrapassagens, empurrando-os para o exterior.”

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.