É verdade que o pneu careca agarra melhor à estrada?

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Não. Nem pense nisso. O pneu careca não agarra melhor à estrada. Esta é uma ideia que é passada por alguns amantes da velocidade, baseando-se erroneamente no tipo de pneus usado em competição automóvel, que são completamente lisos, e que permitem aos carros agarrarem melhor nas curvas. Mas nada disso pode ser transposto para os carros de estrada. Enquanto os pneus de competição são bem mais moles e elásticos, o que lhes permite agarrar melhor ao asfalto, desgastam-se também muito mais depressa. Os pneus de estrada são construídos com durabilidade.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Os pneus de estrada têm rasgos, que foram pensados para garantir aderência na estrada, mesmo em condições onde a aderência é reduzida. Em particular, os rasgos servem para desviar água, permitindo ao piso do pneu manter o contacto com o asfalto. Quando mais o pneu se gasta, menor é a eficácia dos rasgos. Mas com piso seco os rasgos não são precisos, certo? Realmente, não são, mas isso não significa que há mais espaço a agarrar à estrada.

O pneu não é uma única massa de borracha, e tem diferentes tipos de borracha na sua construção, com funções específicas. O interior do pneu é mais duro e menos aderente, e fica exposto quando o pneu se gasta, ou seja, há mais contacto com a estrada mas ainda menos aderência. Em todo o caso, é ilegal circular na estrada com pneus completamente carecas. A legislação obriga a uma profundidade mínima do piso de 1,6 mm, quando os pneus devem ser substituídos, mas em termos de segurança, é recomendada uma profundidade de 3 mm.