A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou na sua página oficial do Facebook um vídeo com uma curta compilação de algumas das manobras mais perigosas filmadas durante as suas patrulhas nas estradas. O mote é claro: “Não faça da estrada a sua última paragem!”.

Numa fase em que os portugueses terminam o período mais usual de férias e regressam, até certo ponto, ao trabalho, o trânsito tende a aumentar, assim como os excessos ao volante. Para incentivar a uma condução mais prudente e para que sejam evitados os riscos desnecessários, a GNR revelou na sua página de Facebook um vídeo com manobras manifestamente perigosas, num exemplo daquilo que não pode acontecer nas estradas públicas.

Note-se que, de acordo com o mais recente relatório de sinistralidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), no primeiro semestre de 2021 registaram-se 11.815 acidentes com vítimas em Portugal Continental, de que resultaram 140 vítimas mortais, 837 feridos graves e 13.568 feridos leves. Comparativamente com o período homólogo de 2020, observou-se uma redução no número de vítimas mortais, menos 27 (-16,2%), e um aumento nos feridos: mais 56 feridos graves (+7,2%) e mais 144 feridos leves (+1,1%). Os acidentes com vítimas aumentaram 2,2% (+251).